jan 02

Novo SUV elétrico chinês chega com inteligência artificial e aluguer de bateria

A NIO, uma marca chinesa que pretende lutar diretamente contra a Tesla ao vender exclusivamente carros elétricos, revelou ao mundo o que será o seu primeiro modelo de produção em série, o SUV ES8, que deverá ajudar a marca a estabelecer-se no mercado, com uma forma mais barata de aquisição e uso e com um sistema de inteligência artificial que adapta as funções do carro às características do condutor.

A marca chinesa já tinha apresentado o desportivo EP9, que detém o recorde de carro elétrico mais rápido do mundo, mas o novo ES8 vai tornar a marca mais conhecida. O novo SUV chinês tem dois motores elétricos alimentados por uma bateria de 70 kWh, com uma potência total de 480 kW (653 cv), que lhe vai permitir atingir os 100 km/h em 4,4 segundos, e uma autonomia anunciada de 355 km.

Mas a NIO não está apenas a apresentar um novo automóvel elétrico. A marca chinesa pretende disponibilizar o ES8 de uma forma mais acessível do que a Tesla faz, com o comprador chinês a poder optar pela aquisição total por 488 mil renmimbi (cerca de 57 mil euros), ou optar pela aluguer da bateria, que coloca o preço nos 44 500 euros, com a bateria a custar 1280 renmimbi por mês (165 euros). Com o serviço NIO Power, também pode optar por uma troca de bateria vazia por uma carregada, uma operação que demora três minutos.

Além disto, a NIO também apresentou o NOMI, um sistema de inteligência artificial que interage diretamente com o condutor e com os outros ocupantes, adaptando as funcionalidades do carro, especialmente no entretenimento, ao estado emocional dos ocupantes, oferecendo também dicas sobre como melhorar a experiência de condução.

FONTE: MOTOR 24