Novo robô inspirado em aranha e lagartixa pode escalar paredes

Inspirado nas habilidades das aranhas e das lagartixas, o robô Magnecko é a nova aposta do instituto de pesquisa ETH Zurich, na Suíça. A nova tecnologia é capaz de escalar paredes e tetos, por meio de ímãs eletropermanentes desenvolvidos no laboratório de sistemas robóticos da instituição.

Cada módulo é composto por vários ímãs menores que podem ser repetidamente magnetizados e desmagnetizados em uma fração de segundo por meio de um curto pulso elétrico. Além disso, os ímãs não requerem eletricidade e são muito poderosos quando magnetizados: apenas um pé pode suportar até 2,5 vezes o peso total do robô.

Por enquanto, o Magnecko funciona assim: um operador controla usando um controlador portátil sem fio, e é por meio dele que indica para onde o robô deve ir. Depois de receber as instruções, o robô passa a seguir essa rota por conta própria.

Mas os pesquisadores responsáveis já têm planos para o futuro. A expectativa é que, depois de aprimoramentos, o robô seja capaz de evitar obstáculos autônomos e planejar rotas.

Robô poderá fazer operações remotas

Em comunicado, a equipe contou que planeja preparar o robô para o trabalho de inspeção primeiro, mas nada impede que ele faça manutenção autônoma ou reparos operados remotamente no futuro.

Na ocasião, os cientistas também revelaram que ele o robô também pode ajudar na vigilância, ao ficar parado em um local por várias horas para executar uma tarefa, graças aos pés magnéticos especiais que não requerem energia para permanecer magnetizados.

Vale salientar que o robô pode ser equipado com vários sensores, incluindo uma câmera de detecção de profundidade. A equipe agora trabalha para melhorar o robô e conversa com especialistas do setor para a realização testes.

Robôs inspirados em animais

Não é a primeira vez que um robô tem um animal como inspiração para suas habilidades. Ainda neste ano, um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences trouxe à tona um robô inspirado em centopeia que tem várias pernas e atravessa qualquer terreno.

Por sua vez, pesquisadores do Jet Propulsion Laboratory se inspiraram na anatomia de uma cobra para a elaboração de um robô capaz de atravessar diversos tipos de terreno. Chamada EELS (abreviação de Exobiology Extant Life Surveyor), a tecnologia é feita para percorrer superfícies como areia, gelo e até mesmo lava.

Enquanto isso, um artigo publicado na revista científica Nature descreveu a criação de um robô inspirado no pangolim, aquele excêntrico mamífero de pele escamosa, que parece uma armadura. Os cientistas pegaram o animal como modelo e desenvolveram um robô flexível feito de componentes macios e duros que também se transformam em uma esfera em um piscar de olhos. A tecnologia ainda pode emitir calor quando necessário.

Já os pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, desenvolveram robôs inspirados em criaturas marinhas que podem ser usados na exploração de oceanos em outros planetas. O bot subaquático teve o design baseado no comportamento de zooplânctons — organismos que vivem dispersos na superfície da água.

FONTE: https://canaltech.com.br/robotica/novo-robo-inspirado-em-aranha-e-lagartixa-pode-escalar-paredes-258116/