Novo radar usa IA para detectar motoristas dirigindo enquanto usam smartphone

Um novo radar que usa inteligência artificial para identificar se o motorista está ao telefone enquanto dirige está sendo testado na Austrália. A novidade está sendo implementada pelo governo australiano em Nova Gales do Sul, em 45 pontos de estradas do estado, com orçamento em torno de 88 milhões de dólares australianos, perto de R$ 253 milhões.

 Com isso, o governo consegue pegar condutores que estão com o aparelho na mão, seja mandando mensagem ou mesmo falando com o smartphone ao ouvido. Diferente dos radares de velocidade, este não tem nenhum tipo de alerta para avisar que há vigilância.
Sistema usa infravermelho para identificar infração (Foto: Governo australiano/NSW)

Segundo o governo, durante o período de seis meses de testes com apenas dois pontos, 8,5 milhões de carros passaram pelos radares, sendo que mais de 100 mil pessoas foram descobertas usando seus telefones de forma ilegal e perigosa.

O segredo está no treinamento de uma inteligência artificial. A tecnologia pega as imagens em alta definição e analisa a posição dos braços e formato retangular dos aparelhos. Com isso, é possível perceber se uma pessoa está usando seu dispositivo ao volante mesmo de noite ou com tempo ruim. Atualmente, há somente radares fixos, mas já estão em desenvolvimento versões móveis.

 Segundo relatório do governo, foram detectadas pessoas usando redes sociais, mandando mensagens e até mesmo sem as mãos no volante. Em uma das imagens mais surpreendentes, é possível ver o motorista segurando seu aparelho enquanto o passageiro dirige com apenas uma mão.
 O projeto vai passar a valer oficialmente neste mês de dezembro, com um período de três meses de aprendizado. Ou seja, as penalidades não serão aplicadas. No país, é permitido apenas usar o smartphone ligado ao Bluetooth do carro, enquanto passa para um passageiro, ou quando estiver em um drive-through

Fonte: ABC