abr 05

Novo DeLorean, elétrico, agora tem data para ser revelado, neste ano

A DeLorean Motor Company (DMC) anunciou nesta segunda-feira (4) a data em que vai apresentar seu aguardado conceito de supercarro elétrico.

O DeLorean original dispensa apresentações. O cupê do filme De Volta para o Futuro talvez seja o carro de cinema mais famoso de todos os tempos. Foi, na vida real, considerado fraco em potência, sua produção terminou em menos de dois anos. Foi um desastre de marketing envolvendo até em um escândalo de tráfico de drogas do dono, tentando salvar a empresa. Quando o filme de 1985 lançou o carro ao estrelato, já era tarde demais: a produção, iniciada em janeiro de 1981, foi encerrada em dezembro de 1982.

Já o DeLorean ressuscitado não aposta totalmente em nostalgia, ao menos pela imagem da traseira divulgada pela marca nesta semana. Pela foto, a região posterior do novo carro parece ter abandonado o design anguloso do original por algo mais aerodinâmico, mas ainda futurista.

As hashtags que acompanham os tuítes crípticos da DMC — #Luxury (“luxo”), #Evolved — também mostram que o novo DeLorean deve ter um perfil diferente do modelo que protagoniza o filme de Robert Zemeckis, com uma pegada mais voltada para carros de luxo.

Quanto à data da apresentação, é 18 de agosto. O novo cupê, que vem sendo chamado de EVolved, ainda integrará a exposição Concept Car Lawn, em Pebble Beach, na Califórnia (EUA).

Design italiano e envolvimento da Williams

Fora isso, a companhia do Texas não deu mais pistas sobre o protótipo — o primeiro desde que adquiriu os direitos da marca DeLorean, encerrada no fim de 1982, em 1995. Da versão anterior, por enquanto, somente estão confirmadas as portas gaivota, mostradas em um teaser ainda no início deste ano (veja abaixo).

Em termos de configurações técnicas, também não há muitos detalhes sobre o DeLorean elétrico. Mas a empresa envolvida no design do novo modelo é a Italdesign, responsável pelo visual do DMC-12 original. Fundada pelo italiano Giorgetto Giugaro, a empresa também utilizou esse visual em modelos como o Lotus Esprit e o Maserati Bora.

O trem de força deve ser montado pela própria Italdesign em parceria com a Williams Advanced Engineering, braço automotivo da equipe de Fórmula 1. As duas empresas devem colaborar em uma plataforma open source para carros elétricos de baixo volume.

Em dezembro de 2021, a DeLorean nomeou Joost de Vries, ex-chefe de vendas da marca de luxo Karma, como seu novo CEO. O fundador da marca repaginada, o engenheiro britânico Stephen Wynne, atualmente lidera a divisão clássica da marca, que atende aos 9 mil proprietários do carro americano ao longo do mundo.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/04/04/carros-e-tecnologia/novo-delorean-eletrico-agora-tem-data-para-ser-revelado-neste-ano/