jun 17

Nos downloads dos apps financeiros, Banco Pan cresce e se aproxima do Nubank em maio

O Banco Pan, controlado pelo BTG, teve 2,3 milhões de downloads em maio, segundo relatório do Bank of America (BofA), encostando no desempenho do Nubank

Na batalha dos bancos digitais e ewallets, os downloads dos aplicativos financeiros são o primeiro indício de que a estratégia possa estar dando certo. E um relatório do Bank of America (BofA) traz alguns dados surpreendentes sobre o desempenho de algumas instituições no mês de maio.

O principal deles é que o Banco Pan, controlado pelo BTG Pactual, foi o que mais cresceu em maio deste ano, se aproximando do Nubank, quando se refere ao número de downloads.

No mês, o Banco Pan teve 2,3 milhões de downloads contra 2,7 milhões do Nubank. Na sequência aparecem PicPay, com 2,2 milhões, e PagBank, com 2,1 milhões.

No acumulado de usuários ativos mensais, o Banco Pan também subiu um degrau e assumiu a quarta posição, ultrapassando o PicPay entre os bancos digitais e ewallets.

Agora, a instituição conta com 11,1 milhões de usuários ativos mensais. O PicPay está com 9,9 milhões. Os líderes são Nubank (30,9 milhões), PagBank (22,7 milhões) e Mercado Pago (14,9 milhões).

Outro destaque no relatório do BofA é o iti, carteira digital que triplicou o número de downloads em maio, superando o Mercado Pago no período. A ewallet do Itaú Unibanco teve 1,4 milhão de downloads contra 1,3 milhão do Mercado Pago. O iti teve 7,1 milhões de usuários ativos mensais no período.

As fintechs e ewallets tiveram mais de 20 milhões de downloads em maio, o quarto mês consecutivo que superam esse patamar.

A pesquisa do BofA traz também um cenário do que é classificado como bancos tradicionais. O aplicativo Caixa Tem, da Caixa, segue com larga vantagem, com 36,7 milhões de usuários ativos mensais, mas está perdendo engajamento – o app teve, em maio, apenas 1,6 milhão de downloads. Logo em seguida aparecem Itaú (15,4 milhões) e Bradesco (14,9 milhões).

Os dados do BofA são baseados na consultoria Sensor Tower, que monitora os downloads da App Store, da Apple, e do Google Play, do Google. Um usuário ativo mensal, pela metodologia da Sensor Tower, é aquele que acessou o aplicativo pelo menos uma vez no mês.

FONTE: https://neofeed.com.br/blog/home/nos-downloads-dos-apps-financeiros-banco-pan-cresce-e-se-aproxima-do-nubank-em-maio/