out 19

Nokia lançará laboratório para conectividade 5G em São Paulo

Iniciativa faz parte de projeto para desenvolver novas aplicações que podem ser utilizadas na indústria. Conclusão está prevista para 2023.

A Nokia implementará um laboratório para desenvolver soluções 5G em Vila Madalena, São Paulo. O lançamento está previsto para o início de 2023.

A novidade foi compartilhada por Felipe Garcia, Head de Marketing da Nokia, ao Tele.Síntese, durante o Futurecom 2022, em São Paulo, nesta terça-feira, 18.

O novo laboratório é uma extensão do projeto iniciado em 2019, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). À época, a Nokia lançou um laboratório em São Caetano do Sul, também em São Paulo, mas focado na indústria 4.0, com experimentações para redes privativas LTE.

De acordo com Garcia, o objetivo da Nokia com o laboratório de 5G é “desenvolver novas soluções e pensar em novas aplicações para ajudar a indústria a ser mais produtiva e capacitar profissionais”.

“Se não tiver capacitação, não tem como evoluir, não tem como criar essas novas aplicações para o ecossistema como um todo”, afirmou Garcia.

INCLUSÃO DIGITAL E 5G

Durante painel sobre inclusão digital, Garcia destacou a participação da Nokia no projeto Conectar Agro, associação de empresas que desenvolvem soluções para o agronegócio. Com a chegada do 5G, a expectativa é de ampliar as possibilidades.

“Fundamos a Conectar Agro [junto com outras empresas] e ajudamos no fomento da conectividade para o agro. Formamos um grupo que está levando educação específica para os agricultores em campo”, explica Garcia.

De acordo com o executivo. “quase tudo” do que está sendo desenvolvido atualmente no Conectar Agro ocorre na rede da Nokia. Segundo ele, a adesão ao projeto está cada vez maior.

“Começamos pequenos, com 10 empresas, hoje somos mais de 30”, comemora Garcia.

FONTE: https://www.telesintese.com.br/nokia-lancara-laboratorio-para-conectividade-5g-em-sao-paulo/