maio 30

Nokia apresenta novidades que vão impulsionar a Indústria 4.0

Entre os lançamentos, destaque para o Nokia Digital Automation Cloud Wi-Fi, que oferecer mais flexibilidade às indústrias em termos de conectividade de seus ativos

A Nokia anunciou diversas novidades para automação industrial. A primeira novidade é o Nokia Digital Automation Cloud Wi-Fi para oferecer mais flexibilidade às indústrias em termos de conectividade de seus ativos, como parte dos processos de Transformação Digital. A solução de conectividade Wi-Fi estará disponível no Nokia Digital Automation Cloud (DAC), plataforma de digitalização de nível industrial.

As redes sem fio são de vital importância para conectar ativos industriais de empresas que estão implementando casos de uso da Indústria 4.0. A conectividade segura, de baixa latência e de alta confiabilidade, fornecida pelas redes privadas 4.9G LTE e 5G, permite que as empresas acessem, analisem e tomem decisões em tempo real, com base em dados operacionais, gerando novos recursos e maior eficiência. Tradicionalmente, as empresas usam uma série de tecnologias para conectar ativos, como WiFi; muitas delas estão migrando suas redes para Wi-Fi 6, para melhorar os recursos de conexão de seus ativos e serviços.

Com a chegada da solução Nokia Wi-Fi DAC, as empresas podem aproveitar o espectro livre para expandir a capacidade de suas redes privadas. Os recursos do Nokia DAC são capazes de operar e gerenciar toda a conectividade em uma única plataforma baseada em Nuvem; a capacidade de plug-and-play para adicionar conectividade privada sem fio LTE ou 5G confiável em tempo real, ou para adicionar conectividade Wi-Fi 6 a outras funções. O resultado é um nível de flexibilidade sem precedentes, mas também a redução de custos, quando se trabalha com uma plataforma única. O Nokia Wi-Fi DAC estará disponível no 4º Trimestre de 2022.

“Ao introduzir a solução de conectividade Nokia WI-Fi DAC, expandimos nosso suporte para conectar máquinas, sensores e pessoas, acelerando o processo para a Indústria 4.0. Além disso, com todos os dados fluindo para nossa solução MX Industrial Edge, também facilitamos o trabalho de desenvolvedores de aplicativos e integradores de sistemas, criando soluções inteligentes, já que esses dados podem ser processados em tempo real em nossa plataforma de computação aberta. Com o Nokia WI-Fi DAC, as opções de conectividade ficam nas mãos de nossos clientes, oferecendo uma plataforma que atenda às suas necessidades atuais e futuras de transformação digital”, disse Stephan Litjens, Vice-presidente de Soluções Corporativas da Nokia.

Aliança com a Savox

A Nokia também anunciou que adicionou novas funcionalidades e novos equipamentos industriais às suas redes sem fio privadas. A adição de novos dispositivos portáteis para uso industrial fornecerá novas opções de conectividade para pessoas e objetos em fábricas, minas, órgãos de segurança pública e outras organizações, aumentando o valor de seus dados e apoiando casos de uso mais exigentes.

A gama de dispositivos vestíveis da nova parceira Savox inclui dispositivos de comunicação RSMs, fones de ouvido com cancelamento de som ambiente e fones de ouvido para capacetes. Os dispositivos fornecerão aos trabalhadores novas maneiras de se conectar, além de aumentar a conscientização sobre o ambiente, o que melhora sua segurança. Trabalhadores de emergência, socorristas e engenheiros de mineração, entre outros indivíduos que trabalham em ambientes extremos, poderão se comunicar sem remover seus equipamentos de proteção individual. Todos os dispositivos são projetados, fabricados e certificados para atender aos requisitos regulamentares.

Também está incluída uma câmera vestível com funcionalidade de comunicação push-to-talk, bem como o lançamento de uma câmera de vídeo Nokia 5G para ambientes industriais com capacidade de operação em ambientes com pouca luz e com imagem de alta qualidade. A câmera pode se conectar sem fio a uma rede corporativa 5G privada e permite que as empresas se beneficiem de análises de vídeo em tempo real, reconhecimento facial, detecção de objetos, detecção de defeitos, detecção de sinalização de tráfego, bem como log de condução.

Gêmeos digitais

O novo Nokia Network Digital Twin para wireless privado permite que a organização visualize o desempenho histórico e em tempo real de sua rede, medido a partir dos dispositivos Nokia Industrial implementados no local, permitindo que a empresa garanta que os SLAs de rede sejam mantidos, além de fazer recomendações sobre ações a serem tomadas em caso de desempenho de rede abaixo do ideal, o que melhora os recursos de planejamento, pois cenários futuros podem ser testados sem impactar o ambiente atual. Essa capacidade pode ser particularmente importante para novos casos de uso industrial habilitados pela latência ultrabaixa do 5G (URLCC). Isso permitirá que as empresas reconfigurem de forma flexível seu espaço operacional, para atender às necessidades dos negócios.

“A Nokia está comprometida em aprimorar a oferta de redes privadas corporativas e em expandir o ecossistema graças a produtos e parceiros que atendam a muitos dos desafios diversos e complexos que nossos clientes enfrentam. Estamos muito contentes em poder apresentar ao mercado nossas novas capacidades de Gêmeos Digitais para redes privadas, em parceria com a Savox, para oferecer soluções que atendam às necessidades de vários setores”, disse Shkumbin Hamiti, diretor de Dispositivos e Espectro de Soluções Corporativas da Nokia Cloud e Network Services.

FONTE: https://inforchannel.com.br/2022/05/28/nokia-apresenta-novidades-que-vao-impulsionar-a-industria-4-0/