mar 16

Nokia anuncia duas novas certificações com foco em 5G

Com intuito de contribuir com a formação de profissionais especializados em 5G, a Nokia anunciou duas novas certificações: redes 5G e fundamentos do 5G.

Os treinamentos são pagos e ministrados de forma online, por meio do site do Nokia Bell Labs. As certificações referentes a cada uma das novas especializações também podem ser feitas via web.

Um dos grandes diferenciais dos programas oferecidos pelo Bell Labs é a oportunidade de aprendizagem por meio de exemplos reais de uso da tecnologia.

Nokia lança certificações para o 5G. Créditos: Marko Aliaksandr/Shuttersotck

“Nos próximos cinco anos, 71% das empresas vão investir em tecnologia 5G”, afirma Sergio Fasce, vice-presidente de Serviços de Pessoas, divisão da Nokia voltada para aprendizagem e desenvolvimento.

O executivo conta, ainda, que o programa de certificação 5G é uma forma de trazer para líderes de negócios e profissionais de tecnologia uma vantagem competitiva, “auxiliando-os a planejar e adaptar processos de negócios para tirar proveito das vantagens da Indústria 4.0 e transformar conceitos tão discutidos sobre cidades inteligentes, veículos autônomos, aprendizagem virtual e assistência médica remota em realidades impactantes”.

Os novos cursos têm duração de cerca de seis horas cada um. E, até o fim de 2021, a Nokia pretende lançar outros dois treinamentos, um focado em fatiamento de rede 5G e o outro em segurança de redes.

A Nokia tem se movimentado nos últimos anos com intuito de fortalecer o ecossistema 5G.

 Nesta semana, inclusive, a empresa anunciou cortes no seu quadro global de funcionários, com intuito de reduzir custos para poder realocar investimentos para pesquisas e novas tecnologias, como o 5G.

Treinamentos são pagos e ministrados via web. Créditos: Shutterstock

Investimentos e oportunidades para o 5G

Com a padronização e implementação da tecnologia 5G no Brasil e no mundo, a demanda por profissionais especializados deve aumentar ainda mais nos próximos anos.

 Globalmente, a própria Nokia estima que o 5G reverterá US$ 8 trilhões em valor global para empresas, economias e sociedades.

Somente no Brasil, estimativas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) apontam que a chegada do 5G trará investimentos diretos de até R$ 10 bilhões, além do potencial de gerar cerca de 200 mil postos de trabalho até 2025.

Déficit de especialistas

Apesar da demanda latente, o déficit de especialistas para preencher tais requisitos ainda é um trabalho que há anos está em curso.

Para se ter ideia, estima-se que, até 2024, o mercado nacional precisará de 420 mil profissionais para a área de TI, segundo levantamento feito em janeiro de 2020 pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Atualmente, porém, o Brasil forma apenas 46 mil profissionais com perfil tecnológico anualmente, ainda segundo dados da Brasscom.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/03/16/pro/nokia-anuncia-duas-novas-certificacoes-com-foco-em-5g/