No Reino Unido, escolas usarão reconhecimento facial para pagamento do almoço

O reconhecimento facial evoluiu junto com a ciência e agora pode desempenhar um papel importante na hora do almoço das crianças. O Financial Times revelou que nove escolas em North Ayrshire, localizadas no Reino Unido, começarão a receber pagamentos para os almoços em cantinas examinando os rostos dos alunos. A tecnologia tem o objetivo de ajudar a minimizar o contato durante a pandemia e acelerar o tempo das transações.

Tanto as escolas quanto o instalador do sistema CRB Cunningham defenderam que os sistemas tratariam de questões de privacidade e segurança. Segundo o CRB Cunningham, o seu hardware não estava usando reconhecimento facial ao vivo e sim, verificando modelos de impressão facial criptografados.

As escolas também já estavam usando leitores de impressão digital, então, foi mais uma mudança na tecnologia biométrica do que uma nova ferramenta de segurança. Ademais, houve preocupações sobre a fraude usando PINs convencionais, porém, o reconhecimento facial tende a ser mais seguro.

De acordo com o conselho de North Ayrshire, 97% das crianças ou pais deram consentimento para a implementação do recurso de reconhecimento facial.

O Big Brother Watch e o Comissário de Biometria da Inglaterra defenderam que o reconhecimento facial era arbitrário, sendo que havia a preocupação de que as implantações nas escolas pudessem normalizar o escaneamento facial e assim, distorcer a noção dos alunos quanto às questões de privacidade. Isso porque, segundo eles, se uma criança crescer com essa tecnologia, pode não se incomodar quando estiver disponível o recurso em aeroportos ou festivais de música.

Ademais, talvez, a novidade tecnológica não se espalhe para os EUA e outros países, mas chamará a atenção o lançamento na escola do Reino Unido e com isso, crescerá a avaliação da viabilidade do reconhecimento facial e suas melhorias no mundo real.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/10/18/seguranca/no-reino-unido-escolas-usarao-reconhecimento-facial-para-pagamento-do-almoco/