dez 03

Nissan apresenta o Ariya Single Seater, modelo de corrida baseado no crossover elétrico

A Nissan está apresentando o Ariya Single Seater Concept, uma visão de carro elétrico de alto desempenho que se baseia no trem de força do crossover elétrico Ariya (lançado agora nos EUA) rodando em pistas de corrida. Como o nome diz, o conceito traz um design de assento único, em um corpo desenvolvido com o uso máximo de fibra de carbono.

Segundo a empresa, o Ariya Single Seater pode ajudar a trazer o entusiasmo das estradas para as pistas de corrida e, ao mesmo tempo, transferir o conhecimento e a tecnologia das pistas de corrida para as estradas. Assim, o que temos no conceito é uma inspiração mista, oriunda do crossover recém lançado pela montadora e de seus trabalhos na Fórmula E de segunda geração – uma série na qual a Nissan compete desde 2018.

Nissan nas pistas de corrida e nas ruas

conceito da Nissan
Imagem: Divulgação/Nissan

Em uma combinação de cores cobre e preta sobre uma carroceria lisa, temos uma grade em “V” – na linha do que vemos no carro de rua da Nissan – descendo pelo nariz até o divisor dianteiro através de faixas iluminadas. Há uma forte semelhança com os carros de Fórmula E, vide os elementos de suspensão expostos.

Um toque especial no Ariya Single Seater fica por cota de suas rodas traseiras cobertas e da asa baixa (e até um pouco simples). Outro detalhe de competição está em um halo de titânio, dispositivo de segurança introduzido pela FIA em carros de corrida com cabine aberta, para proteger a cabeça dos pilotos.

visão de cima do Ariya Single Seater
Imagem: Divulgação/Nissan

“A Nissan compete na Fórmula E não apenas para correr na pista, mas também para apoiar o desenvolvimento de veículos elétricos atraentes para os clientes”, disse Tommaso Volpe, diretor global de automobilismo da Nissan. A empresa não forneceu nenhuma especificação para o conceito de assento único, mas se fôssemos seguir algo na linha do crossover, teríamos tração nas quatro rodas determinadas por um motor duplo de 389 cv de potência e 61 kgfm de torque.

Imagem de trás do conceito da Nissan
Imagem: Divulgação/Nissan

O Ariya Single Seater foi apresentado no evento Nissan Futures por Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior de design global da Nissan, e Juan Manuel Hoyos, gerente geral da divisão de marketing global da empresa. O conceito vem à luz na mesma semana em que a empresa revelou outros quatro ideais de carro elétrico, dentre eles, o esportivo, conversível e rebaixado Max-Out.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/12/03/carros-e-tecnologia/nissan-apresenta-o-ariya-single-seater-modelo-de-corrida-baseado-no-crossover-eletrico/