out 11

NetGlobe expande interações em webcasts com nova tecnologia

Plataforma de streaming em nuvem permite transmissões de áudio e vídeo ilimitadas, em alta definição, para públicos ao vivo

Bastante utilizado em transmissões de eventos ao vivo pela internet, tais como congressos, grandes convenções, palestras, treinamentos internos e reuniões corporativas, entre outros, o webcasting se tornou uma ferramenta eficaz também para as empresas se comunicarem e compartilharem informações com seus colaboradores, parceiros e clientes, a qualquer hora, e em qualquer lugar.

A novidade é que, com a chegada das novas plataformas de streaming em nuvem para transmissão de áudio e vídeo, que utilizam uma rede de distribuição de conteúdo (CDN), várias limitações das transmissões de webcasting convencionais começam a ser superadas. Questões como baixa interação entre os usuários e elevado grau de complexidade de operação, que exigia um razoável know-how técnico de quem queria realizar um evento virtual, ficaram de lado, contribuindo para o crescimento do uso da tecnologia nas empresas.

Um bom exemplo é a NetGlobe Webcast, plataforma permite o acesso simultâneo ilimitado de participantes, de qualquer dispositivo, por meio de uma sala virtual e uma CDN de alto desempenho para transmissões de áudio e vídeo em alta definição ao vivo, o que dá às empresas a possibilidade de alcançar um número muito maior de pessoas de uma só vez.

“É uma plataforma fácil de usar, desenvolvida para que o próprio usuário, seja um profissional de marketing ou de vendas, ou de outra área da empresa, consiga montar um evento virtual, sem a necessidade de envolver a equipe de TI”, explica o presidente da NetGlobe, Renato Batista.

Além da capacidade de acessos simultâneos, uma das principais características da plataforma está no nível de interação durante um webcasting ao vivo. De acordo com o executivo, a NetGlobe Webcast proporciona uma interação completa — áudio, vídeo, apresentação e chat — e oferece ferramentas de apoio como enquetes e envio de perguntas, além de ser customizável com a identidade visual do cliente. “A plataforma propicia uma interação profunda entre as pessoas, justamente pela possibilidade de realizar enquetes e perguntas e respostas ao vivo durante um webcasting”, diz ele.

Facilidade, agilidade e economia

Usuária do NetGlobe Webcast, a Ticket Serviços realiza cerca de cinco webcasts mensais. A empresa destaca a facilidade de uso, qualidade do atendimento e prestação de serviço como diferenciais da ferramenta, além de celebrar redução de custo que, segundo Gabriel Soares Santana, gerente de TI da Ticket Serviços, ficou cerca de 4 vezes menor que os eventos anteriores que utilizavam um modelo de locação convencional.

“Pudemos usufruir da infraestrutura em um ambiente comum de escritório, atendendo 5 empresas do grupo e alcançando em média dez áreas diferentes”, explica Gabriel Santana. No modelo anterior, diz ele, a empresa precisava contratar um fornecedor com 8 pessoas e necessitava de um aparato físico que exigia alocação prévia para montagem; profissionais de montagem, câmera, técnico de mesa e staff.

Para Gabriel Santana, outras vantagens da plataforma incluem a possibilidade de participação de pessoas de qualquer lugar do mundo; a qualidade do som e imagem; armazenamento do vídeo em nuvem, gerando mais segurança; e o backup do link.

Plataforma assistida por concierges

Clientes da plataforma NetGlobe Webcast podem escolher o formato dos seus eventos – público misto (participantes presenciais e virtuais) ou somente público virtual.

Independentemente da preferência, a contratação da plataforma, ressalta Batista, garante que todos os eventos sejam acompanhados pela equipe de concierge da NetGlobe, de maneira a proporcionar a melhor experiência aos participantes.

A equipe de concierge faz parte do Centro de Operações da NetGlobe e é responsável também pela implantação da tecnologia e por todo o processo de transferência de conhecimento aos usuários. “É uma implantação bastante cuidadosa e no que diz respeito ao treinamento dos usuários, para que estejam preparados a realizar suas próprias transmissões de webcasting”, afirma.

Para melhorar o gerenciamento e o controle das transmissões, a plataforma da NetGlobe fornece relatórios para avaliação dos resultados, como total de público, quantidade de dados trafegados, histórico das interações via chat, tipos de dispositivos utilizados, entre outras informações. O cliente pode contratar o serviço pagando uma assinatura mensal, por meio da qual passa a receber um relatório detalhado ao final de cada mês sobre todos os eventos.

O grande diferencial da plataforma, no entanto, está na integração nativa com sistemas de videoconferência e telepresença da Cisco, Polycom, Avaya, LifeSize, entre outros fabricantes tradicionais de endpoints, bem como com aplicativos de videocolaboração, como Google Hangouts Meet e Skype for Business.

Segundo o CEO da NetGlobe, a possibilidade de aproveitar os recursos corporativos já existentes na empresa, como sistemas de telepresença e videoconferência, resulta em uma composição de webcasting alta qualidade, mas com baixa complexidade, justamente porque esses equipamentos já fazem parte da estrutura do cliente.

Batista observa ainda que a plataforma NetGlobe Webcast é indicada para todas as áreas corporativas que têm a missão de acelerar os processos da companhia, tais como departamento de vendas, de relacionamento com os clientes, marketing até o departamento de RH que esteja precisando engajar os colaboradores, por exemplo.

FONTE: COMPUTER WORLD