Nestlé usa 5G para criar fábrica de chocolate inteligente no Brasil

Com uma rede 5G privada em sua instalação no interior de São Paulo, empresa usa robôs, inteligência artificial e até realidade virtual na fábrica

chegada do 5G ao Brasil, ainda que forma parcial, começa a mexer com a realidade de algumas pessoas. Nas capitais onde a quinta geração de banda larga móvel está disponível, usuários se surpreendem com tamanha velocidade e baixíssima latência (tempo de resposta) que a nova rede oferece.

O que pouca gente sabe – ou lembra – é que o 5G vai muito além do smartphone e promete, além de habilitar a criação de novas tecnologias, transformar alguns processos industriais. E os primeiros passos já foram dados por aqui. A Nestlé aposta na nova geração da rede para criar sua fábrica de chocolate inteligente.

Nestlé usa 5G para criar fábrica de chocolate inteligente no Brasil

Chocolate 5G

Na instação de Caçapava, no interior de São Paulo, a Nestlé produz – entre outras delícias – 2 milhões de unidades de KitKat por dia. A fábrica é a primeira da marca a possuir uma rede 5G própria. E graças à nova conectividade, foi possível ativar um robô que transporta o wafer até a estação de chocolate.

Com a baixa latência oferecida pela quinta geração da rede móvel, o carro-robô responde praticamente instantaneamente aos comandos da central; assim, pode circular em velocidade mais alta e, ao mesmo tempo, garantir segurança, já que tem sensores que o fariam frear rapidamente caso alguém entre no seu caminho.

5G na indústria

Máquinas interativas

A rede 5G também permitiu que a Nestlé conectasse diversos dispositivos ao mesmo tempo, fazendo da internet das coisas uma realidade dentro da fábrica. Outras funcionalidades, como o desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial, armazenamento em nuvem e até uso da realidade aumentada, prometem – em um futuro próximo – fazer a fábrica evoluir de um atual padrão automatizado para totalmente autônomo.

Outra novidade na instalação de Caçapava é o uso de óculos de realidade aumentada para treinar funcionários sem a necessidade de parar a linha de produção. Mas do que isso, o dispositivo serve para manutenção remota, em que um técnico de qualquer lugar do mundo pode verificar um problema na fábrica sem precisar estar lá presencialmente.

A rede da Nestlé

Segundo as parceiras da Nestlé neste projeto, a Ericsson, Claro e Embratel, esta é a primeira rede 5G totalmente privativa e customizada do Brasil. Toda infraestrutura está fisicamente dentro da fábrica: antenas, núcleo e servidor, o que minimiza riscos de segurança e ainda garante maior velocidade e latência ainda menor.

A rede da fábrica de chocolates opera na faixa de 3,5 GHz; a velocidade média de navegação fica em torno de 700 Mbps e a latência é de apenas 8 milissegundos.

Via: InfoMoney

FONTE: https://tecmasters.com.br/5g-nestle-fabrica-chocolate-inteligente-brasil/