Nendo cria bonsai impresso em 3D que dispensa cuidados

O Grid-Bonsai se assemelha a uma escultura interativa em forma de quebra-cabeça

Quer ter plantas em casa mas não tem tempo de cuidar? O estúdio de design japonês Nendo criou o Grid-Bonsai, uma versão impressa em 3D da árvore que dispensa cuidados e pode ser facilmente aparado usando uma tesoura de bonsai. O objeto decorativo apresenta uma base que hospeda uma estrutura de treliça simples e se assemelha a uma escultura interativa em forma de quebra-cabeça.

O bonsai é uma arte japonesa tradicional que utiliza técnicas de cultivo para produzir pequenas plantas em vasos que imitam a forma e as proporções de árvores em tamanho normal. A manutenção da árvore requer exposição à luz solar e rega constante, o que representa um desafio para os varejistas e proprietários devido à experiência profissional necessária. Por essas razões, é vendido por preços altos e ainda é muito raro encontrá-lo fora do Japão devido a restrições de importação agrícola.

 Visando uma alternativa para a difícil tarefa de cultivar uma árvore de bonsai, Nendo desenvolveu a versão da planta impressa em 3D, minimizando a responsabilidade do proprietário. Como uma planta natural, a rede de malhas plásticas pode ser facilmente moldada no design desejado usando uma tesoura de bonsai. O estúdio japonês ainda prevê um aplicativo que permite aos usuários inserir seu design preferido e fabricá-lo em uma impressora 3D.

Grid-Bonsai é fácil de cuidar, inclusive para os iniciantes. Como não é uma planta viva, não há restrições de importação e manutenção, o que facilita as vendas no exterior.

A versão 3D está disponível em sete formas e tamanhos diferentes, fazendo referência às espécies conhecidas de árvores de bonsai. Cada planta impressa em 3D pode ser personalizada de forma simples em um design arredondado e suave.

FONTE: CASA E JARDIM