jun 08

Navio da Hyundai viaja milhares de quilômetros pelo Oceano Pacífico sem intervenção humana

O enorme navio Prism Courage, operado pela SK Shipping e construído pela Avikus, uma subsidiária do Hyundai Heavy Industries Group, completou com sucesso uma longa viagem de forma autônoma pelas águas do Oceano Pacífico. Foram mais de 10.000 km usando tecnologias de navegação sem intervenção humana.

Para termos ideia do tamanho gigantesco da embarcação, estamos falando de um navio de carga com peso em 122.000 toneladas. Sua composição disposta em 180.000 metros quadrados foi projetada para o transporte de gás natural liquefeito (GNL).

Navegação autônoma, eficiente, sustentável e segura

Como principal tecnologia para o feito, está a solução de navegação autônoma HiNAS 2.0, desenvolvida pela Avikus. De uma distância total em 20.000 km, feita em 33 dias de viagem pelo Pacífico, cerca de metade foi realizada por meio dela. O navio partiu no dia 1º de maio de Freeport, no Texas, passou pelo Canal do Panamá e chegou à província sul-coreana de Chungcheong.

Durante o trajeto, o HiNAS 2.0 criou rotas ideais e, segundo a Hyundai, aumentou a eficiência de combustível em 7%, reduziu emissões de gases de efeito estufa em 5% e evitou mais de 100 colisões com outras embarcações. A tecnologia de navegação autônoma orientou e forneceu informações em tempo real sobre as melhores rotas e velocidades com base na inteligência artificial Integrated Smartship Solution (ISS), da Hyundai Global Service.

Baseado em um conjunto de automação de transporte marítimo de Nível 2, análogo ao mesmo nível de autonomia da Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) em carros, o HiNAS 2.0 requer monitoramento humano, mas permite um certo grau de operação sem intervenção. No caso de um navio, a tecnologia permite a automatização da navegação para contabilizar o clima, a altura das ondas e o tráfego marítimo nas proximidades.

Um dos principais focos da viagem está na certificação do HiNAS 2.0 com o órgão certificador American Bureau of Shipping (ABS), que permitirá a comercialização do sistema. As reduções de emissões registradas são particularmente interessantes, já que o transporte marítimo é uma importante fonte de poluição atmosférica.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/06/07/carros-e-tecnologia/navio-da-hyundai-viaja-milhares-de-quilometros-pelo-oceano-pacifico-sem-intervencao-humana/