NASA testa foguete feito em impressora 3D

O motor testado recentemente pela NASA, promete economizar combustível para realizar lançamentos de foguetes.

Agência Espacial Norte Americana (NASA) testou recentemente um motor de foguete supersônico que foi impresso em 3D. O equipamento promete economizar combustível e ser mais eficiente para as futuras missões de exploração interplanetária.

O motor de foguete usa a tecnologia de detonação rotativa. Diferente da combustão convencional, que exige muito combustível para gerar empuxo, os motores desse tipo fazem combustão supersônica, ou seja, explosões capazes de gerar empuxo de forma rápida e econômica.

Os testes no motor ainda estão em fase inicial, mas segundo a NASA, com mais avaliações da tecnologia, ela poderá futuramente ser usada em missões à Lua ou até mesmo Marte. Esse tipo de motor é revolucionário pois pode economizar espaço e massa do foguete destinados a combustível para carga útil.

Foguete impresso em 3D

Para expandir as viagens realizadas no sistema solar, a humanidade precisa pensar em dois pontos de otimização: tempo e combustível. Com as tecnologias de propulsão que existem hoje, chegar a Marte levaria de seis a nove meses.

Otimizar o tempo de viagens espaciais é um dos principais objetivos da NASA no que diz respeito à exploração do sistema solar. Um dos exemplos, é a propulsão térmica nuclear que a gente tem desenvolvido em parceria com a DARPA, que espera-se que esteja pronta até 2027.

O  motor de detonação rotativa também pode ser uma alternativa futura para redução de tempo e combustível nas viagens interplanetárias. No testes realizados no  Marshall Space Flight Center da NASA, no Alabama, o motor foi disparado 12 vezes, o que resultou em quase 10 minutos de utilização.

Esses testes realizados pela NASA mostraram que o motor pode ser disparado por pelo menos um minuto contínuo. Segundo funcionários da agência, esse tempo demonstra a resistência ao ambientes externos de calor e pressão gerados por detonação.

O próximo teste a ser realizado com motor de detonação rotativa impresso em 3D vai mais que dobrar os limites de empuxo já estudados. O modelo vai elevar 1814 quilos de empuxo para 4500 quilos. A NASA vai testar esse novo protótipo “para identificar os benefícios de desempenho em relação aos motores de foguetes líquidos tradicionais”.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2023/01/31/ciencia-e-espaco/nasa-testa-foguete-feito-em-impressora-3d/