out 10

NASA testa estilingue para arremessar satélites para o espaço

A empresa SpinLaunch emitiu um comunicado à imprensa em que anunciou o sucesso do décimo teste de voo utilizando um tipo de estilingue, aposta da companhia para lançamentos espaciais. Essa situação deixa a NASA, parceira da SpinLaunch, ainda mais perto de lançar seus satélites em órbita baixa utilizando o método.

Ainda durante o teste com o estilingue, a empresa já carregava cargas para a NASA, com quem firmou um acordo em abril deste ano. Outras empresas também estão confiando na aposta da SpinLaunch, como: a Airbus, empresa europeia responsável pela construção de veículos aeroespaciais; a Universidade de Cornell e outras entidades.

Teste com estilingue da SpinLaunch

Realizado no deserto da Jornada del Muerto, no Novo México, o teste consistiu em lançar uma cápsula contendo cinco cargas e uma câmera. Essa demonstração o instrumento ajudou a ilustrar as formas de tecnologia existentes, que podem ser aplicadas no lançamento. Durante a experiência a empresa percebeu que as cargas dos clientes do SpinLaunch seriam capazes de sobreviver às enormes forças G, que têm até 10.000 vezes a força da gravidade da Terra.

Em nota, a SpinLaunch declarou que durante os testes de pré-voo com o estilingue, as cargas dos clientes terminaram o procedimento intactas. Esses testes são um advento incrível, que demonstram como pequenas cargas podem sobreviver a forças G tão intensas.

O plano para lançar foguetes com o sistema, não tem o instrumento em si em sim, mas reproduz o efeito causado por ele: basicamente, a empresa construiu uma estrutura de pouco mais de 50 metros (m) de altura, com uma centrífuga capaz de gerar aceleração suficiente para lançar objetos “a milhares de metros acima”, segundo o CEO e fundador Jonathan Yaney.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/10/07/ciencia-e-espaco/nasa-testa-estilingue-para-arremessar-satelites-para-o-espaco/