jul 01

Nasa investe US$ 51 milhões em ideias inovadoras de pequenas empresas

Programa da agência vai apoiar mais de 300 empreendedores nos EUA; dentre as soluções escolhidas estão um sistema de purificação de água para uso na Lua e baterias aprimoradas de íons de lítio

Nasa anunciou que vai investir quase US$ 51 milhões em mais de 300 pequenas empresas nos EUA, como parte de seu programa de apoio a empreendedores Small Business Innovation Research (SBIR) e Small Business Technology Transfer (STTR).

A estrutura do programa permite que a agência invista continuamente em pequenas empresas, pois suas tecnologias atingem diferentes estágios de maturidade. Foram selecionadas 409 propostas de tecnologias para a primeira fase do financiamento em 44 estados e Washington D.C.

Os beneficiários da fase 1 são elegíveis para subsídios maiores na fase 2, se justificados, etapa em que é oferecido suporte à prototipagem da tecnologia. O programa também promove rápido desenvolvimento e integração no mercado comercial e nas missões da Nasa por meio de oportunidades pós-fase 2.

Programa promove integração no mercado comercial e nas missões da Nasa. Foto: Reprodução

Ideias inovadoras

As seleções deste ano se aplicam a uma ampla gama de setores. Segundo a agência espacial, dentre os destaques estão matrizes solares de alta potência, um sistema inteligente de controle de tráfego aéreo para voos urbanos, um sistema de purificação de água para uso na Lua e baterias aprimoradas de íons de lítio.

“Sabemos que essas empresas não precisam apenas de financiamento, mas também de orientação comercial e experiência no setor para ajudá-las a desenvolver melhores produtos e crescer. Nosso programa visa ajudar cada uma delas em suas jornadas de comercialização”, afirmou Jenn Gustetic, executiva do programa.

FONTE: https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/nasa-investe-us-51-milhoes-em-ideias-inovadoras-de-pequenas-empresas/102890