Nasa desenvolve avião elétrico

Protótipo pode ser o primeiro passo para a aviação com zero emissão de carbono

PRIMEIRO AVIAÇÃO ELÉTRICO DA NASA ENTRARÁ EM FASE DE TESTES (FOTO: DIVULGAÇÃO/NASA)

A Nasa está desenvolvendo uma tecnologia experimental que pode ser a solução para o impacto ambiental da aviação: uma aeronave totalmente elétrica que não libera gases do efeito estufa como o CO2, grande inimigo das viagens aéreas. O modelo deve decolar ainda em 2020, diz o Vox.

O X-57 Maxwell é uma aeronave experimental que deverá entrar em fase de testes nos próximos meses. O voo inaugural está previsto para o próximo ano. Não há uma data oficial para a implementação do modelo em escala comercial, diz a Nasa.

Para dar origem ao X-57, uma aeronave italiana Tecnam P2006T receberá motores elétricos. A Nasa também irá comparar os dados de desempenho das duas aeronaves para medir sua eficiência.

A X-57 não é a primeira aeronave elétrica do mercado. A inovação está no uso de 12 pequenos motores, distribuídos ao longo da asa. Com uma asa mais estreita, dizem os engenheiros, a eficiência de cruzeiro do X-57 é 500% maior.

Luta contra o carbono

A aviação é responsável por cerca de 2,4% das emissões de gases do efeito estufa na atmosfera — e esse número deve triplicar na próxima década. A preocupação com o tema é crescente, tanto para o público quanto para as empresas aéreas.

FONTE: ÉPOCA