NASA abre inscrições para a iTech, “Shark Tank” de tecnologia espacial

Agência espacial norte-americana promove a competição iTech para orientar empreendedores e conectá-los com potenciais investidores

NASA, agência espacial dos EUA, está com inscrições abertas para a iTech. A competição entre empreendedores do setor de tecnologia e inovação está em sua terceira temporada. Qualquer pessoa ou instituição que tenha alguma ideia inovadora, de preferência relacionada a tecnologia especial, pode se inscrever para o programa seguindo as instruções deste site. As etapas da competição acontecem ao longo do ano, sempre em alguma cidade norte-americana.

Embora a NASA não dê nenhum aporte financeiro para os participantes – nem aos vencedores –, a organização da iTech procura conectar investidores com as ideias apresentadas. Somando os vinte finalistas da primeira edição, em 2017, mais de US$ 200 milhões foram investidos neste modelo, segundo a Wired.

Entretanto, a NASA oferece, junto ao Departamento de Energia dos EUA, todo tipo de orientação e mentoria aos projetos apresentados na iTech. Ou seja, alguns dos principais cientistas e engenheiros do planeta oferecem toda a expertise necessária para que a ideia possa “decolar”.

iTech 2019

A edição deste ano da iTech é dividida em dois ciclos temáticos. O Ciclo I é composto por projetos em áreas como inteligência artificial, realidade aumentada e virtual, materiais flexíveis e sensores. O Ciclo II abrange empreendimentos relacionados a armazenamento energético, radiação, eficiência energética e avanços medicinais.

A competição é formada por encontros em diversas cidades dos EUA onde os participantes apresentam seus projetos e discutem com os demais sobre as ideias inscritas. Dez finalistas são escolhidos em cada um dos ciclos pela organização para participar de uma última etapa. Ao fim, três vencedores por ciclo são anunciados pela NASA.

As informações detalhadas sobre as etapas da iTech estão descritas neste cronograma. Os prazos de inscrição são 1 de abril, para o Ciclo I, e 19 de agosto, para o Ciclo II.

FONTE: StartSe