abr 18

Multicloud: os segredos para uma adoção bem-sucedida

Planejamento e mudanças de gestão são cruciais para o sucesso; 94% das empresas no Brasil terão soluções na nuvem até 2020

Na busca por otimização de custos, aumento da eficiência dos serviços e adoção de inovações tecnológicas, a maioria das empresas brasileiras pretende aumentar os investimentos em cloud computing, como mostra estudo da Cisco. Segundo a pesquisa, feita com 340 executivos de TI, 94% das companhias terão solução em nuvem até 2020. Isso porque, a utilização de cloud de forma estratégica permite otimizar os investimentos em tecnologia, aumentando a agilidade e flexibilidade, e possibilitando a implementação de soluções de negócios em menos tempo e com custo reduzido. De acordo com os dados da Cisco, os ganhos com relação à eficiência operacional variam de 45% a 87%, alavancados principalmente pelo tempo de provisionamento de serviços.

Nesse cenário ganha força o multicloud. Ainda pouco adotado no Brasil, trata-se do uso de múltiplos fornecedores e serviços de nuvem, conceito diferente de cloud híbrida, que mescla nuvens privadas e públicas, mas não necessariamente de fornecedores diferentes. A ideia é que a empresa encontre a melhor solução em termos de custo, infraestrutura e recurso para cada demanda. “Em vez de adotar uma solução ‘tamanho único’, o multicloud possibilita adequação a necessidades específicas para diferentes processos”, explica Luiz Faray, diretor de soluções de TI da Oi.

Entre as vantagens da estratégia, estão a possibilidade de contratar a solução adequada para cada necessidade; mais segurança, já que com a combinação entre ambientes diferentes, a proteção conquistada por meio da identificação e autenticação entre diversas nuvens é fortalecida; e eficiência na alocação de investimentos, com soluções customizadas.

Como adotar

A adoção exige, principalmente, planejamento e mudanças na forma de gestão do dia a dia da empresa. Realizar pesquisas e desenvolver uma estratégia que garanta a segurança das informações e o melhor uso da tecnologia – que exige equipes multidisciplinares e mais ágeis – é fundamental. Um estudo feito pela Vmware, empresa global de cloud, em parceria com o MIT Technology Review Custom, que analisou o comportamento de mais de 1, 3 mil líderes de TI, as principais mudanças feitas para a adoção do multicloud incluem protocolos de segurança (70%), capacitação de pessoas (64%), planejamento de orçamentos (64%), processos (63%), pessoas (53%) e cultura (53%).

FONTE: IT FORUM 360