Mudanças gravitacionais podem ser usadas para prever terremotos

Um novo artigo científico investigou a possibilidade de satélites detectarem, através de medições da gravidade, deformações terrestres capazes de causar terremotos. Os pesquisadores utilizaram dados obtidos pelos satélites do sistema Gravity Recovery and Climate Experiment (GRACE), da NASA e do German Aeroespace Center (DLR), que fazem medições detalhadas do campo gravitacional da Terra.

Em conjunto com o sistema GRACE, os pesquisadores estudaram mudanças sutis na gravidade nos sistemas de subducção, a partir dos gradientes de gravidade entre os anos de 2004 a 2011. Durante os testes realizados, os cientistas criaram um método para identificar redistribuições de massa sólida com base na variação de gradientes de gravidade.

Nesse período, a equipe testou se era possível observar sinais profundos na Terra antes da ocorrência do terremoto Tōhoku, que atingiu o leste do Japão, em 2011, e causou severos no país, incluindo a usina nuclear de Fukushima, que sofreu com uma tsunami decorrente do sismo.

Em estudos anteriores, foram identificadas e mapeadas variações anormais, tanto no espaço quanto no tempo, na gravidade da Terra nos meses que antecederam o terremoto de Tōhoku. Neste novo artigo, os pesquisadores projetaram uma nova forma de detectar sinais ao longo dos limites das placas tectônicas.

Segundo a pesquisa, antes do terremoto de Tōhoku havia assinaturas particulares da gravidade, potencialmente associadas a deformações profundas no sistema de subdução. Esta pode ser uma maneira única de monitorar continuamente os movimentos de subdução da placa do Pacífico usando satélites de medição de gravidade em tempo real.

Monitoramento de placa tectônicas para prevenir terremotos

O monitoramento constante de regiões defeituosas com sismógrafos e medições de geodésia espacial podem indicar quando deformações terrestres estão ocorrendo em sistemas superficiais, isso ajuda os pesquisadores a mitigarem os riscos. Porém, em zonas de subducção, grande parte da deformação ocorre dentro da Terra, o que dificulta a detecção na superfície, e é essa lacuna que o artigo busca preencher.

Os terremotos causados por placas tectônicas subdutoras podem ser eventos altamente destrutivos medidas que podem revelar informações sobre mudanças nos sistemas terrestres, incluindo quantidades e localizações de água e gelo, bem como deformações da crosta, são utéis para ajudar a prever quando esses eventos vão acontecer, qual a magnitude e como agir diante dessa situação.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/09/02/ciencia-e-espaco/mudancas-gravitacionais-podem-ser-usadas-para-prever-terremotos/