set 19

Movile cria metodologia própria para avaliar diversidade no grupo

Empregar políticas inclusivas e de diversidade no negócio é uma coisa. Mensurar o impacto delas pode ser outra. Com essa ideia em mente, a Movile, grupo com marcas como iFood, Sympla, Zoop e outras, resolveu lançar o seu índice próprio para avaliar suas iniciativas internas.

A companhia anunciou o DE&I Index, metodologia criada para entender o nível de maturidade e a evolução da agenda na empresa nas suas investidas de diversidade. “Com base em um diagnóstico profundo e completo, as organizações elaboram planos de ações para superar os seus principais gaps e acelerar o que está indo bem”, explicou a companhia em nota.

Com os dados da primeira mensuração, a investidora desenvolveu e implementou o Programa de Aceleração de Lideranças Negras (Black Leadership Program). A iniciativa, realizada pela Movile para as empresas do portfólio, tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de profissionais negros que estão em posição de gerência.

O programa tem oito meses de duração, e sua primeira etapa foi realizada em agosto passado, com participação de cerca de 30 profissionais do iFood, Sympla, MovilePay e Zoop. Participantes se envolveram em trilhas de soft e hard skills, mentoria e encontros com executivos do mercado, realizados em parceria com a FIAP e a Gestão Kairós.

Segundo Angelica Souza, lider de diversidade, equidade e inclusão na Movile, a iniciativa e metodologia reforçam a importância de tratar a pauta de DE&I de forma estratégica e contínua. “Temos clareza do nosso propósito de acelerar o mindset de DE&I, desenvolvendo times e ambientes diversos para impulsionar a inovação, o crescimento sustentável e melhorar a vida das pessoas”, destaca a executiva.

Para o CEO do grupo, Patrick Hurby, a pauta de DE&I é parte do due dilligence no negócio, e também é incluída no mapeamento de aquisições estudadas pela Movile. “Buscamos sempre entender, por exemplo, a representatividade de grupos minorizados entre as pessoas que fundaram ou co-fundaram as empresas e, também, de profissionais que fazem parte da estrutura, em todos os níveis”, complementa o CEO.

Além de seus esforços externos, a Movile também participa da rede de signatários do WEPs, Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres. Além disso, a empresa e suas investidas entraram no Pacto de Promoção da Equidade Racial e membro fundador da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial. A associação já conta com mais de 20 empresas, como XP Investimentos, Ambev, BayerB3, Vivo, Suzano, entre outras.

FONTE: https://startups.com.br/noticias/movile-cria-metodologia-propria-para-avaliar-diversidade-no-grupo/