jul 01

Motorista é acusado de negligente ao culpar Tesla por acidente

Homem afirma que, por conta da tecnologia, não estava prestando atenção e não conseguiu impedir que seu veículo colidisse com uma viatura policial

Nicholas Ciarlone, de Massachusetts, foi acusado de condução negligente após culpar o piloto automático do seu Tesla por um acidente. O motorista afirmou que, por conta da tecnologia, “não deveria estar prestando atenção” e não conseguiu impedir que seu veículo colidisse com uma viatura policial parada ao lado da estrada.

Segundo a mídia local, após a colisão, o carro da polícia acertou outro veículo, cujo motorista tinha acabado de ser parado pelo policial, que foi jogado contra a barreira de concreto ao lado, mas não se feriu gravemente.

Veículo da Tesla após acidente causado por falha no piloto automático. Foto: ETtoday

Este, porém, não foi o primeiro caso de veículos da Tesla colidindo com carros estacionados. Tal comportamento é uma falha do sistema de controle de cruzeiro adaptativo usado pela montadora. O recurso usa radares para medir a velocidade do carro a frente e controlar a velocidade. No entanto, o sistema pode ignorar completamente algum objeto imóvel, seja outro veículo ou a própria divisão entre duas estradas, causando os acidentes.

A Tesla trabalha intensamente para desenvolver um sistema mais sofisticado e completamente autônomo para seus carros. Porém, enquanto isso não é concluído, a própria montadora recomenda que o motorista mantenha as mãos no volante e esteja atento ao que acontece a seu redor para que, em uma emergência, possa parar ou desviar o veículo.

FONTE: https://olhardigital.com.br/carros-e-tecnologia/noticia/motorista-e-acusado-de-negligente-ao-culpar-tesla-por-acidente/102893