fev 24

Motional testa veículos totalmente autônomos em Las Vegas

A Motional, sociedade entre a Hyundai e a Aptiv, anteriormente conhecida como Delphi, se juntou ao seleto grupo de empresas que testou veículos totalmente autônomos em vias públicas ao redor do mundo. Durante o mês de fevereiro, veículos sem motorista da companhia rodam pelas ruas da cidade de Las Vegas.

 Os testes ocorrem pouco mais de três meses depois da empresa receber sinal verde do estado de Nevada para colocar seus carros sem motoristas humanos de segurança nas ruas. Os veículos da Motional fizeram várias manobras, como cruzamentos de navegação, curvas desprotegidas e interações com outros usuários do sistema de trânsito, incluindo pedestres e ciclistas.
Apesar de não ter ninguém no banco do motorista, a empresa mantém um funcionário no banco do passageiro durante os testes e eles têm a prerrogativa de parar os veículos caso seja preciso. Porém, nenhuma intervenção foi necessária até o momento.
O Governo de Nevada emitiu uma autorização para que a Motional fizesse os testes em toda a cidade de Las Vegas, sem um limite de horário. Porém, eles preferiram manter os veículos rodando somente em áreas residenciais e durante o dia.

Cruise, subsidiária da GM, testa seus carros em San Francisco. Crédito: Cruise/Divulgação

Poucas empresas testaram veículos elétricos

Atualmente, apenas algumas empresas conseguiram autorizações para realizarem testes de nível 4 em veículos autônomos, que são os aqueles sem motorista. Entre elas estão a Waymo, que é a unidade autônoma da Alphabet, que pertence à Google, que realiza seus testes no subúrbio de Phoenix, no Arizona e foi a primeira a oferecer caronas para clientes pagantes.

Além da Waymo, a Cruise, de propriedade da General Motors, começou a operar na cidade de San Francisco, na California, no início de dezembro de 2020. A gigante russa Yandex também opera seus testes em Las Vegas. Fora dos Estados Unidos, a chinesa Baidu iniciou seus testes em Pequim.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/02/24/carros-e-tecnologia/motional-testa-veiculos-totalmente-autonomos-em-las-vegas/