Mona Lisa ganha experiência em realidade virtual no Museu do Louvre

“Mona Lisa: Beyond the Glass” usa dados de infravermelho, raio-x e refração para renderizar o retrato icônico em 3D (Foto: Reprodução/VIVE Arts)

No ano de aniversário de 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, o artista ganha uma exposição imersiva no Museu do Louvre, em Paris

Museu do Louvre, em Paris, inaugurou a maior exposição de Leonardo Da Vinci já vista. O destaque vai para a obra mais famosa do pintor, a Mona Lisa, que ganha uma versão em 3D. A ação “Mona Lisa: Beyond the Glass” (Mona Lisa além do vidro, em tradução livre) usa dados de infravermelho, raio-x e refração para renderizar o retrato icônico em 3D e fazer com que ela se mexa.

Os visitantes podem ver os detalhes mais atraentes dessa famosa pintura a óleo, incluindo a textura do painel de madeira sob as camadas de tinta e como o artefato foi restaurado. O objetivo da obra é revelar detalhes invisíveis a olho nu, além de fornecer informações sobre as técnicas usadas por Da Vinci.

Criada pelo estúdio Emissive, especializado em realidade virtual, em parceria com HTC VIVE arts, a mostra também recria detalhes do tecido e da paisagem. Segundo os criadores, a intenção é de transmitir como o talento e a pesquisa científica do renascentista transformou a maneira de fazer da arte na época. “A composição e a técnica que ele usou foram uma revolução no momento, porque ele criou uma nova maneira de pintar as pessoas”, afirmou Emmanual Goristein, diretor de arte do Emissive.

Segundo Dominique de Font-Réaulx, diretora do Departamento de Interpretação e Programação Cultural do Museu, a realidade virtual oferece a oportunidade de conectar novas tecnologias com conteúdo acadêmico. “Essa é outra maneira de explorar a educação. É interessante porque está ligada a outras obras que estarão em exibição, mas acrescenta outra dimensão, fornecendo uma maneira diferente de ajudar os visitantes a entender o trabalho de Da Vinci”, afirma à imprensa local.

O acesso à exposição, aberta até o dia 24 de fevereiro de 2020, só será possível com reserva prévia. Mais de 260.000 ingressos já foram vendidos. São esperados 7 mil visitantes por dia. O evento contará com obras emprestadas de instituições e fundações da Itália, Alemanha, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.

FONTE: CASA E JARDIM