Módulo de pouso japonês deve chegar à Lua até o fim de abril

No dia 12 de abril o módulo de pouso da Missão 1 orbitou a Lua em uma órbita elíptica com uma altitude de cerca de 100 km.

O módulo de pouso Hakuto-R, que pertence à empresa espacial privada ispace, do Japão, tentará pousar na Lua dia 25 de abril às 13h40 (horário de Brasília), transmitindo tudo ao vivo. A empresa anunciou o cronograma na quarta-feira (12), junto de datas alternativas caso seja preciso adiar os planos.

O módulo foi lançado no domingo (11), por um foguete Falcon 9, da SpaceX. No dia 12 de abril o módulo chegou próximo a Lua com uma altitude de cerca de 100 km e a câmera a bordo fotografou imagens com sucesso.

Módulo de pouso japonês deve chegar à Lua até o fim de abril

Esta imagem foi capturada pelas câmeras ispace em 26 de março de 2023, a uma altitude de cerca de 2.000 km da Lua. A imagem mostra a borda leste da Lua e as crateras Petavius, Vendelinus e Langrenus.

Quando chegar o grande dia, o Hakuto-R contará com seu sistema de propulsão principal para pousar na Lua. Utilizando uma série de comandos predefinidos, o módulo de pouso ajustará sua altitude e reduzirá a velocidade para fazer um pouso suave na superfície lunar. O processo levará aproximadamente uma hora.

Há possibilidades do pouso não ocorrer no dia 25 de abril por dificuldades. Caso isso ocorra, as próximas datas são 26 de abril, 1º de maio e 3 de maio de 2023.

“Para todos os nossos apoiadores e todos que estão ansiosos pelo dia em que pousaremos na Lua, tenho o prazer de anunciar a data de pouso agendada para a Missão 1”, diz Takeshi Hakamada, fundador e CEO da ispace.

“O que conquistamos até agora já é uma grande conquista e já estamos aplicando as lições aprendidas neste voo em nossas futuras missões. Gostaria de expressar mais uma vez meus sinceros agradecimentos a todos que trabalharam arduamente nesta missão, incluindo os engenheiros que estão realizando as operações de longo prazo desde nosso lançamento em dezembro. O palco está montado. Estou ansioso para testemunhar este dia histórico, marcando o início de uma nova era de missões lunares comerciais.”

Lançado no ano passado pela SpaceX, o lander Hakuto-R conta com um sistema de captura de imagens em 360º guiado por inteligência artificial.

FONTE: https://startupi.com.br/japonesa-ispace-lua/