Modelos da linha de medidores inteligentes da Siemens ganham certificação do Inmetro

Produtos da Linha IM Series permitem análise remota de padrões de consumo por parte das concessionárias, resultando em um gerenciamento de energia eficiente e confiável.

Os medidores inteligentes IM100 da linha IM Series da Siemens acabam de ganhar a certificação do Inmetro, órgão responsável por atestar a qualidade de produtos e serviços nacionais, sendo aprovado nas portarias 67-00 e 69-00. Por meio dessa certificação a empresa amplia seu portfólio de digitalização e Smart Grid ao mercado nacional.

Como diferencial, a Siemens passa a ofertar uma solução de medição inteligente fim-a-fim, já que dispõe dos equipamentos e softwares que permitem uma gestão mais eficiente por parte das concessionárias. Com os medidores inteligentes de energia é possível monitorar o consumo de energia em tempo real, evitando problemas de serviço de leitura e atendendo com muito mais rapidez falhas no fornecimento, além de permitir que tarifas sejam cobradas de forma flexível de acordo com os horários de pico de consumo, tal como a Tarifa Branca.

“A solução Siemens vai além, pois conta com uma tecnologia embarcada capaz de fornecer comunicação remota e digital desses dados. Além dos ganhos de eficiência com o monitoramento e leitura do consumo, a distribuidora pode prevenir perdas e furtos, efetuando análises assertivas sobre a qualidade da energia fornecida e fazendo até corte e religamento de forma remota”, explica Sergio Jacobsen, Vice-Presidente da Área de Smart Infraestructure da Siemens no Brasil.

Os modelos IM100 e IM300 da linha IM Series, fazem parte de um portfólio completo de tecnologias para atender toda a cadeia de energia elétrica e prover completa integração de modo inteligente e eficaz. A Siemens vê um potencial grande no mercado brasileiro e, por isso, tem investido em projetos de pesquisa e desenvolvimento para ampliar a atuação no País, como o centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Belo Horizonte para soluções de medição inteligente.

A Siemens Smart Infrastructure (SI) está definindo o mercado de infraestrutura inteligente e adaptável atual e para o futuro, para atender aos desafios urgentes da urbanização e das mudanças climáticas, conectando sistemas de energia, edifícios e indústrias. A SI oferece aos clientes um portfólio abrangente e completo de produtos, sistemas, soluções e serviços de apenas uma fonte, que envolvem desde o ponto de geração de energia até o consumo. Com um ecossistema cada vez mais digitalizado, colabora para o progresso de clientes e comunidades, enquanto ajuda a proteger o planeta. A SI cria ambientes que se importam com o planeta. A sede global da Siemens Smart Infrastructure está localizada em Zug, na Suíça, e a empresa possui cerca de 71.000 funcionários em todo o mundo.

Sobre o Grupo Siemens no Brasil

A Siemens está presente no Brasil há cerca de 150 anos e faz parte de um conglomerado global de tecnologia que se destaca pela excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiança e internacionalidade por 170 anos. A Siemens globalmente com foco nas áreas de eletrificação, automação e digitalização. Uma das maiores produtoras mundiais de tecnologias voltadas à eficiência energética e à economia de recursos, a Siemens é líder no fornecimento de soluções eficientes de geração e de transmissão de energia, pioneira em soluções de infraestrutura, automação, drives e softwares para a indústria. Por meio da Siemens Healthineers, sua subsidiária listada na bolsa de valores, a empresa também é uma provedora líder de equipamentos médicos de imagem – como tomografia computadorizada e sistemas de imagem por ressonância magnética – e líder em diagnósticos laboratoriais, bem como em TI clínica.

As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada nacionalmente, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 10 anos. Atualmente, a empresa Siemens conta com 12 fábricas e sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento espalhados por todo o território nacional.

Para mais informações acesse nosso website: www.siemens.com.br

FONTE:  SEGS