Uma das “ausências”, por assim dizer, da Microsoft nesta geração de consoles foi a falta de investimento em realidade virtual. Muito embora a empresa tenha, de maneira controversa, preferido gastar energias no Kinect, a sensação de que faltou algo permanece, mesmo que o uso da RV nos videogames ainda não tenha se tornado um verdadeiro sucesso, já que custa muito caro e não tem tido tantos títulos atrativos assim. Mas, isso parece estar mudando. A gigante de Redmond entrou com um pedido de patente para um tapete dedicado à realidade virtual (RV) que , entre os recursos principais, estaria o suporte ao Xbox.
O pedido de patente para um “tapete de realidade virtual que monitora atividades no chão”, publicada pelo Escritório de Marcas e Patentes dos EUA na semana passada, lida com um problema do mundo real que muitos usuários de RV sofrem: a possibilidade de imersão total, mas sem considerar o mundo exterior. Isso inclui paredes, mesas de café, prateleiras e outros objetos nos quais um jogador pode bater ou esbarrar enquanto joga com óculos de RV.
Os sistemas de realidade virtual possuem recursos que visam reduzir o risco de acidentes com a ajuda “guardiões”, que exibem mensagens de aviso quando os usuários deixam o espaço de jogo ou, às vezes, até fazem o mundo criado no game desaparecer completamente. Esses alertas, porém, não são suficientes.
Vários jogadores tentaram evitar acidentes adquirindo seus próprios tapetes de borracha, que lhes dava um “limite” físico adicional que ajuda a permanecer dentro de seu espaço do game. O pedido de patente da Microsoft se baseia na mesma ideia, mas adiciona alguns outros sinais sonoros para o usuário.
Outros recursos que puderam ser identificados no pedido descrevem a possibilidade de incluir sensores de pressão diretamente no próprio tapete, além da intenção de fornecer feedback tátil. O documento prevê, também, que os jogadores podem personalizar essas implementações de acordo com sua vontade.
Xbox VR?
No documento de pedido de patente, há uma menção interessante sobre o Xbox. Além de atuar com um óculos VR proprietário, este produto estaria diretamente ligado ao console da Microsoft por meio de um dispositivo bem parecido com o Kinect, hoje quase falecido. “Em alguns exemplos, o dispositivo de computação pode assumir a forma de um console de jogos, e o dispositivo HMD e de controle periférico (…) podem ser periféricos para o console de jogos”, descreve o documento.
Resta saber se esse produto ganhará vida e se aparecerá ainda na atual geração de consoles, com o Xbox One, ou na próxima, com o vindouro Xbox Scarlett. Essa última opção é muito mais provável, já que o dispositivo ainda se encontra na fase de patentes.
FONTE: CANAL TECH