out 07

Microsoft registra patente de tapete de realidade virtual com suporte ao Xbox

Uma das “ausências”, por assim dizer, da Microsoft nesta geração de consoles foi a falta de investimento em realidade virtual. Muito embora a empresa tenha, de maneira controversa, preferido gastar energias no Kinect, a sensação de que faltou algo permanece, mesmo que o uso da RV nos videogames ainda não tenha se tornado um verdadeiro sucesso, já que custa muito caro e não tem tido tantos títulos atrativos assim. Mas, isso parece estar mudando. A gigante de Redmond entrou com um pedido de patente para um tapete dedicado à realidade virtual (RV) que , entre os recursos principais, estaria o suporte ao Xbox.

 Superar obstáculos

O pedido de patente para um “tapete de realidade virtual que monitora atividades no chão”, publicada pelo Escritório de Marcas e Patentes dos EUA na semana passada, lida com um problema do mundo real que muitos usuários de RV sofrem: a possibilidade de imersão total, mas sem considerar o mundo exterior. Isso inclui paredes, mesas de café, prateleiras e outros objetos nos quais um jogador pode bater ou esbarrar enquanto joga com óculos de RV.

Os sistemas de realidade virtual possuem recursos que visam reduzir o risco de acidentes com a ajuda “guardiões”, que exibem mensagens de aviso quando os usuários deixam o espaço de jogo ou, às vezes, até fazem o mundo criado no game desaparecer completamente. Esses alertas, porém, não são suficientes.

Imagem da patente revela que é possível que este tapete seja compatível com o Xbox/ Imagem: Variety

Vários jogadores tentaram evitar acidentes adquirindo seus próprios tapetes de borracha, que lhes dava um “limite” físico adicional que ajuda a permanecer dentro de seu espaço do game. O pedido de patente da Microsoft se baseia na mesma ideia, mas adiciona alguns outros sinais sonoros para o usuário.

 O usuário dos óculos de RV em questão receberia avisos especiais no equipamento, que reconheceria as bordas do tapete e até o reproduziria de alguma maneira dentro da imagem. A patente também considera a ideia de ter uma posição inicial dedicada para cada experiência de jogo ou atividade com os óculos.
Imagem: Variety

Outros recursos que puderam ser identificados no pedido descrevem a possibilidade de incluir sensores de pressão diretamente no próprio tapete, além da intenção de fornecer feedback tátil. O documento prevê, também, que os jogadores podem personalizar essas implementações de acordo com sua vontade.

Xbox VR?

No documento de pedido de patente, há uma menção interessante sobre o Xbox. Além de atuar com um óculos VR proprietário, este produto estaria diretamente ligado ao console da Microsoft por meio de um dispositivo bem parecido com o Kinect, hoje quase falecido. “Em alguns exemplos, o dispositivo de computação pode assumir a forma de um console de jogos, e o dispositivo HMD e de controle periférico (…) podem ser periféricos para o console de jogos”, descreve o documento.

Resta saber se esse produto ganhará vida e se aparecerá ainda na atual geração de consoles, com o Xbox One, ou na próxima, com o vindouro Xbox Scarlett. Essa última opção é muito mais provável, já que o dispositivo ainda se encontra na fase de patentes.

FONTE: CANAL TECH