Microsoft permitirá que você sinta objetos virtuais em AR e VR

Já pensou poder sentir objetivos virtuais? Que experiência fantástica seria, não é? Mas, não vamos ficar só sonhando porque a Microsoft está tornando isso possível. Apelidada de TORC (Touch Rigid Controller), essa tecnologia permitirá que você sinta (feedback tátil) objetos compactáveis ??em AR e VR (Realidade Aumentada e Virtual).

Usado de forma criativa, o feedback tátil pode simular mecanicamente as sensações de toque, desde a agitação dos dados até a aspereza do papel. Tudo funciona por intermédio de um pequeno dispositivo fisicamente sólido que usa haptics para replicar a elasticidade de objetos espremidos. O vídeo abaixo é bem esclarecedor:

Ao contrário das complexas e caras luvas de toque VR , a Microsoft diz que a concha do tamanho da palma não tem partes móveis visíveis, mas usa sensores internos de toque e força para detectar a posição de um polegar em movimento, além de dois atuadores que trabalham os outros dedos para simular texturas. À medida que o polegar se move para girar ou pressiona o objeto, os usuários sentem o feedback do movimento e da resistência, transmitindo sentidos de textura e profundidade.

TORC
A novidade é tão incrível e teoricamente simples que eles já pensaram em como implementá-la em outros controladores, como o do Xbox, Surface Pen e assim por diante

Agora, imagine essa tecnologia aplicada em um controlador de realidade virtual trabalhando em conjunto com o HoloLens? Adeus vida social…

Este é mais um proejto da Microsoft Research, que é um braço articulado da Microsoft que fica um pouco mais para fora dos principais projeto da empresa. Ou seja, eles não lidam diretamente com o produto que vai direto para o consumidor como outros setores. Eles são “pagos” para pensar mais a frente e desenvolver projeto “fora da caixa”. Daí o motivo por eles criarem tantas coisas inovadores.

TORC
Funciona mais ou menos assim

O TORC será apresentado para empresas desenvolvedores e especialistas em eventos menores, mas temos certeza que este projeto deve ganhar mais notoriedade no futuro, pois, é algo muito promissor.

FONTE: WINDOWS TEAM