jul 20

Microsoft lança simulador para treinar drones com Inteligência Artificial

O Project AirSim é um simulador de voo para drones e foi criado pela Microsoft para treinar sistemas de Inteligência Artificial dedicados para esta tipologia de aeronaves

O novo projeto da Microsoft é o Project AirSim que é um sistema para treinar Inteligência Artificial de drones sem os sujeitar a condições de perigo. O simulador permite testar milhões de voos numa questão de segundos, acelerando todo o processo de treino dos sistemas de IA para aeronaves não tripuladas. As organizações que o adotarem conseguem perceber como os drones se comportam em voos à chuva, de noite, perto de linhas elétricas ou como os ventos podem afetar a autonomia.

A empresa destina o Project AirSim a todos os parceiros que estejam a desenvolver veículos aéreos autónomos, desde táxis voadores a drones para entregas. Gurdeep Pall, da Microsoft, afirma que o Project AirSim mostra “o poder do metaverso industrial – os mundos virtuais onde as empresas vão contruir, testar e desenvolver soluções e depois trazê-las para o mundo real”, cita a BBC.

A história do Project AirSim começa numa iniciativa de código aberto que já foi usada por vários investigadores e que a Microsoft vai agora retirar do mercado para se focar exclusivamente na solução comercial. A nova plataforma traz mais soluções para os clientes logo de início e requer menos conhecimentos técnicos para ser implementada.

O simulador corre na plataforma de computação na cloud Azure e a Microsoft já prometeu que terá também uma versão gratuita, embora os detalhes só devam ser revelados mais próximos da data de lançamento.

Reguladores de aviação civil estão também entre os potenciais interessados nesta solução, para poderem realizar voos simulados antes de regulamentar esta atividade em determinadas zonas.

Ashish Kapoor, o criador da plataforma de código aberto original, afirma esperar que os dados recolhidos ajudem “a colocar muitos mais veículos nos céus, a monitorizar quintas, inspecionar infraestruturas críticas e transportar bens e pessoas para locais remotos”.

FONTE: https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/ciencia-ei/2022-07-19-microsoft-lanca-simulador-para-treinar-drones-com-inteligencia-artificial/