maio 07

Microsoft lança plataforma para criação de robôs autônomos

Serviço é baseado na nuvem Azure e permite que desenvolvedores treinem seus modelos

Microsoft apresentou uma nova plataforma para criação de robôs autônomos, que utiliza o poder dos servidores Azure para permitir que os desenvolvedores treinem seus modelos. O software responsável pelo serviço foi criado em cima da tecnologia da startup Bonsai, que é especializada em inteligência artificial e foi adquirida recentemente pela Microsoft.

Máquinas estão progredindo no caminho de serem completamente manuais para terem uma função automatizada fixa e finalmente então se tornarem inteligentes, quando elas poderá lidar com situações do mundo real por conta própria. Nós queremos ajudar a acelerar essa jornada, sem pedir que nossos consumidores tenham um exército de especialistas em inteligência artificial”.
– Gurdeep Pall, vice-presidente de negócios de IA na Microsoft

A nova plataforma combina as ferramentas da Microsoft de aprendizado de máquina com programas de simulação como o Microsoft AirSIM ou simuladores de treinamento de modelos criados por terceiros. O exemplo utilizado pela empresa foi o de uma empilhadeira desenvolvida em parceria com a Toyota Material Handlingque trabalha sozinha. Eles também colaboraram com a Sarcos para desenvolver um robô que faz inspeções visuais Nós estamos buscando tirar o peso de tarefas que podem ser automatizadas – como um robô sobe uma escada? Como ele se move através de um obstáculo? – então o operador pode focar nas partes mais importantes do trabalho. O humano ainda estará lá para dizer ‘não, você na verdade quer ir para aquele obstáculo ali porque talvez ele seja uma pessoa que está machucada'”.
– Kristi Martindale, vice-presidente executiva da Sarcos

FONTE: MUNDO CONECTADO