maio 26

Microsoft já oferece tecnologias para “metaverso industrial”; veja como

Com headsets, trabalhadores podem acessar gêmeos digitais de fábricas e realizar processos com auxílio de realidade virtual e aumentada

HoloLens, da Microsoft, tem sido usado na indústria  (Foto: Reprodução/Microsoft)

Microsoft anunciou nesta terça-feira (24) um acordo para venda de suas soluções de “metaverso industrial” para a montadora japonesa Kawasaki. Com isso, a companhia do setor automotivo se junta a outras como a Heinz e a Boeing, que têm usado, no chão de fábrca, as ferramentas de realidade virtual e aumentada da gigante de tecnologia.

Com os headsets HoloLens, lançados pela primeira vez em 2016, os trabalhadores usam realidade aumentada para ajudar na produção, reparos e gerenciamento de cadeias de suprimentos.  O equipamento permite a sobreposição de imagens digitais em um ambiente do mundo real. No metaverso industrial da Microsoft, isso significa unir tecnologias da companhia, como computação em nuvem, para ajudar trabalhadores e gerentes a criarem produtos com mais rapidez e eficiência, aponta a CNBC.

Uma dos caminhos para isso é a utilização dos “gêmeos digitais” de um espaço de trabalho, a fim de acelerar processos, como reparos, e iniciar novas linhas de fabricação. Ao invés de chamar um técnico para ir à fábrica consertar uma peça quebrada, por exemplo, a tecnologia permite que a empresa recorra ao HoloLens para conversar com os trabalhadores em uma réplica virtual do ambiente físico.

Segundo Jessica Hawk, vice-presidente corporativa de realidade mista da Microsoft, o metaverso industrial é uma amostra do que a tecnologia pode realizar hoje antes de ser totalmente imersiva no futuro.“É por isso que acho que você está vendo muita energia nesse espaço”, disse ela. “Esses são problemas do mundo real com os quais essas empresas estão lidando… portanto, ter uma solução de tecnologia que possa ajudar a desbloquear o desafio da cadeia de suprimentos, por exemplo, é incrivelmente impactante”.

Microsoft leva vantagem em relação à concorrência

Apesar do metaverso ser vendido como um mundo onde as pessoas trabalharão e socializarão, à medida em que o tema é mais explorado são as inovações relacionadas aos negócios que ganham destaque.

E a Microsoft tem levado vantagem nessa história, já que está vendendo a sua tecnologia de realidade mista para empresas hoje, ao mesmo tempo em que oferece aos desenvolvedores as ferramentas necessárias para criar suas próprias experiências de metaverso.

“Nós realmente vemos diferenciação na maneira como estamos conduzindo nossa estratégia aqui, que reconhece que as pessoas vão experimentar o metaverso em uma variedade de dispositivos e plataformas”, salientou Hawk. “Estamos muito empolgados com o momento que está desbloqueando tanta inovação. Algumas coisas que entendemos hoje. E reconhecemos muitas, muitas outras coisas que ainda não percebemos completamente. Então é um momento muito emocionante para nós.”

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2022/05/microsoft-ja-oferece-tecnologias-para-metaverso-industrial-veja-como.html