mar 25

Mi Mix 4: celular dobrável da Xiaomi terá câmera com “lente líquida”

Segundo o CEO da Xiaomi, Lei Jun, o próximo carro-chefe da empresa, o Mi Mix 4, terá um recurso inédito em suas câmeras: uma lente líquida, capaz de mudar de forma de acordo com a necessidade.

 Em um post na rede social chinesa Weibo, o executivo fez diversos elogios ao desenvolvimento desta tecnologia e chegou a compará-la com o olho humano, batizando a tecnologia de “fotografia biônica”.

A lente é uma “gota” de fluido opticamente claro que pode ser controlada tanto mecânica quanto eletronicamente. A explicação para o uso do líquido é que ele pode se movimentar e mudar sua curvatura mais rápido que componentes sólidos. Isso garante maior velocidade de foco e menor distorção da imagem.

Estas características tornam possível que uma única lente funcione como macro e telefoto, por exemplo. Outras vantagens dos líquidos são a alta penetração de luz, baixíssima dispersão e resistência a ambientes extremos.

A expectativa é que o Mi Mix 4 seja anunciado em um evento da Xiaomi programado para a próxima segunda-feira (29). Recentemente, imagens da carcaça do aparelho foram publicadas na Weibo.

Carcaça do Mi Mix 4, dobrável da Xiaomi

A linha Mi Mix sempre foi usada pela Xiaomi como “vitrine” para novas tecnologias. O primeiro modelo (Mi Mix, de 2016) tinha um corpo em cerâmica projetado pelo designer industrial francês Philippe Starck, parceria que foi repetida no Mi Mix 2 e 2S.

Em 2018 a Xiaomi lançou o Mi Mix 3, um aparelho verdadeiramente sem bordas, que usava um mecanismo com tela deslizante para esconder a câmera frontal quando ela não está em uso. Já o Mi Mix Alpha era quase inteiramente “revestido” por uma tela OLED flexível, salvo uma faixa na traseira abrigando as câmeras. Apesar de impressionante, seu lançamento foi cancelado por dificuldade na produção em massa.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/03/25/reviews/mi-mix-4-celular-dobravel-da-xiaomi-tera-camera-com-lente-liquida/