jul 15

Metalogalva e Proef unidas na criação de poste inteligente

As empresas trofenses Metalogalva e Proef juntaram-se à Ubiwhere para criar uma solução inovadora de mobiliário urbano inteligente. Através do consórcio Smart Lamppost, as empresas criaram um poste de iluminação com tecnologia de ponta, que permite às autarquias associar-se ao modelo de cidade inteligente, ao mesmo tempo que possibilita às operadoras de redes móveis uma implantação mais económica do 5G.

O equipamento está equipado com luz LED, mais sustentável e económica, que pode ser controlada remotamente, através da tecnologia LoRaWAN e de uma aplicação web.

Além disso, pode integrar uma câmara de vigilância, apresentando-se também como uma solução de “hospedagem neutra” de “fácil implantação” de redes 4G e 5G, assumindo-se como uma ferramenta atrativa para as várias operadoras que pretendem “aprimorar a sua capacidade operacional”.

A estes postes pode ainda ser incluído um módulo de carregamento elétrico para veículos, fornecendo uma potência que varia entre “3,7 e 22 kVA”.

Guimarães foi a primeira cidade a adotar o sistema Smart Lamppost, através do projeto “Guimarães 5G Ready”. A autarquia vimaranense espera que esteja em total funcionamento, durante o ano 2020.

“Este projeto consiste no bom senso. As telecomunicações têm de descer à rua mas não era viável ter mais mobiliário urbano. Vamos começar a integrar as telecomunicações, com os parquímetros, com os carregadores, com as câmaras de vídeo de segurança, o wi-fi e a iluminação pública e o elemento que até agora era um mono, um poste de iluminação pública, vai passar a ter mais funções. Vai ser um mini data center, que são ser vendidos e alugados aos operadores, o que faz com que o projeto se auto-pague”, explicou João Faria, engenheiro da Smart Lamppost, durante a apresentação do projeto-piloto, em Guimarães, a 7 de junho.

FONTE: O NOTÍCIA