jan 04

Mercedes-Benz anuncia carro-conceito Vision EQXX com 1.000 km de autonomia

A Mercedes-Benz apresentou nesta segunda-feira (3) o conceito Vision EQXX, um modelo com surpreendentes 1.000 km de autonomia. O anúncio já havia sido prometido no fim de novembro e se concretizou em apresentação online para a CES 2022, em Las Vegas (EUA).

Mil quilômetros é muita coisa. Somente com uma recarga no EQXX, seria possível, por exemplo, viajar de Berlim a Paris, de Belém do Pará a Teresina e de São Paulo a Goiânia. Os números também impressionam quando postos em comparação a modelos contemporâneos, como o Lucid Air (837 km) e o Tesla Model S Long Range Plus (647 km). A única diferença é que, ao contrário dos modelos citados, a Mercedes-Benz ainda não divulgou planos para que o EQXX vá para a linha de montagem.

Com design esportivo e comprido — uma espécie de muscle car do futuro —, o carro-conceito alemão pesa 1.750 quilos e traz uma bateria de 144,4 kWh. A Mercedes fez a estimativa de autonomia após realizar testes de simulação em condições de tráfego real. Segundo a montadora, o carro consumiria uma taxa de 10 kWh a cada 100 quilômetros — o equivalente, dizem eles, a usar uma máquina de secar ou um aparelho de ar condicionado por três horas.

Mercedes-Benz Vision EQXX
Mercedes-Benz/Divulgação

Energia solar para aumentar autonomia

Um aspecto interessante no Vision EQXX é a presença de 117 células solares no teto. Desenvolvido em parceria com o Instituto de Sistemas de Energia Solar Fraunhofer (ISE), um dos maiores na Europa, a ideia da instalação é compensar o consumo de energia no sistema de alta tensão e aumentar o alcance. De acordo com a montadora alemã, as células solares adicionariam ainda até 25 km de autonomia em viagens sob condições normais.

Mercedes-Benz Vision EQXX
Mercedes-Benz/Divulgação

Em termos de motorização, o Mercedes EQXX traz um motor elétrico de 204 cv de potência sobre o eixo traseiro, com velocidade máxima de 140 km/h. Já o coeficiente aerodinâmico é de 0,17 graças à construção do veículo com componentes leves.

Por dentro, o EQXX traz uma enorme tela de 47,5 polegadas (em torno de 120 cm) e resolução de 8K que se estende por todo o painel do motorista. A ideia da Mercedes é, no futuro, desenvolver “o primeiro sistema de navegação 3D em tempo real” em parceria com o Navis Automotive Systems. Já em termos de revestimento, o tradicional couro foi substituído por materiais renováveis como fibra de bambu.

Mercedes-Benz Vision EQXX
Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz disse que o EQXX é uma prévia de um futuro veículo de produção, mas não divulgou quando esse carro será lançado.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/01/03/carros-e-tecnologia/mercedes-benz-anuncia-carro-conceito-vision-eqxx-com-1-000-km-de-autonomia/