Médicos usam realidade virtual para “pré-visualizar” cirurgias

Projeto usa dispositivo HoloLens, da Microsoft, no Reino Unido.

Cirurgiões no Reino Unido estão usando dispositivos de realidade virtual para “pré-visualizar” pacientes antes de operações. Por meio do dispositivo HoloLens, da Microsoft, médicos conseguem detectar os principais vasos sanguíneos, ossos e músculos, tornando os procedimentos mais rápidos e seguros.

O uso está sendo liderado por uma equipe do Imperial College London, que permite que os cirurgiões utilizem exames de tomografia computadorizada que já tenham sido realizados e sobreponham modelos digitais 3D sobre eles no membro de um paciente durante a cirurgia reconstrutiva.

A técnica tem sido utilizada para ajudarcirurgiões a mover vasos sanguíneos com sucesso de uma parte do corpo para outra com o objetivo de ajudar na cura de feridas abertas. Entre os pacientes estavam um homem de 41 anos, que feriu sua perna em um acidente de carro, uma mulher de 85 anos, que fraturou a fíbula, e uma pessoa que desenvolveu uma infecção com necessidade de cirurgia.

Philip Pratt, pesquisador do Departamento de Cirurgia e Câncer do Imperial College London, destaca que o HoloLens permite que os cirurgiões compreendam a anatomia de um paciente de forma muito rápida e precisa. “Para realizar a melhor operação, você deve planejar muito bem antes. Essa tecnologia nos permite experimentar os dados que coletamos de pacientes antes de sua operação da maneira mais realista e natural. Você olha a perna e vê dentro dela; você vê os ossos e o curso dos vasos sanguíneos”, comenta.

Próximos passos

A equipe afirma que, embora o uso do HoloLens nas salas de operação esteja em um estágio inicial, os pesquisadores estão confiantes de que poderia ser aplicado a outras áreas de cirurgia que precisam de tecido, como a reconstrução mamária após a mastectomia.

FONTE: COMPUTERWORD