mar 20

Médico realiza cirurgia a 3 mil km de distância com tecnologia 5G

Internet de alta velocidade permitiu procedimento para colocar um implante de estimulação cerebral em paciente com doença de Parkinson

O Hospital Geral PLA chinês (PLAGH) e o neurocirurgião Ling Ziphei realizaram uma cirurgia a 3 mil km de distância utilizando a tecnologia 5G, internet móvel de alta velocidade.

O procedimento para colocar implante de estimulação cerebral (DBS) em uma paciente que sofre de Parkinson ocorreu no PLAGH, em Pequim, e o médico responsável pela cirurgia estava na cidade Sanya

A cirurgia teve duração de três horas e todos os instrumentos foram manuseados através da rede 5G disponibilizada pela Huawei, empresa chinesa de telecomunicação .

Dr. Ling reveza seu trabalho entre Pequim e Sanya, mas não seria possível realizar uma viagem no momento em que o paciente necessitou do procedimento. Por isso, a equipe de médico decidiu realizar a telemedicina.

Em entrevista à China Global Television Network, Dr. Ling disse que a “rede 5G resolveu os problemas como atrasos de vídeo e do controle remoto testados no 4G”. O médico completa dizendo que a “rede garantiu uma operação quase em tempo real, como se o paciente não estivesse a 3 mil Km de distância”.

O médico também declarou que o sucesso da cirurgia remota trouxe um avanço para a medicina, permitindo que futuramente outros profissionais e hospitais possam utilizar o 5G para realizar operações remotas.

FONTE: R7