Médico blumenauense aprovado e creditado a realizar cirurgias robóticas

O Dr. Pedro Trauczynski (CRM 12886-SC/RQE 10670), membro da Cirurgika – Grupo de Inteligência em Cirurgia, de Blumenau, está aprovado e devidamente creditado a realizar cirurgias robóticas a partir de hoje.

O certificado foi entregue ao médico no Centro da Intuitive Surgical, em Atlanta (EUA), no último final de semana. Mais uma conquista para a Cirurgika e para Blumenau.

Cirurgia robótica

A tecnologia, quando utilizada em favor da vida, é de fundamental importância e traz resultados significativos. Os profissionais médicos que têm como foco a preocupação com o paciente e sua recuperação no pós-operatório, têm se especializado no que diz respeito às cirurgias robóticas. E os membros da equipe médica da Cirurgika – Grupo de Inteligência em Cirurgia, os cirurgiões Dr. Mauro Igreja – Diretor Técnico (CRM 9239-SC/RQE 9720) e Dr. Pedro Trauczynski (CRM 12886-SC / RQE 10670), possuem a especialidade de cirurgia robótica e têm se atualizado constantemente neste tipo de procedimento.

Em maio deste ano foi feita uma parceria entre o Hospital Santa Catarina de São Paulo e o Hospital Santa Isabel de Blumenau, em que os pacientes do Santa Isabel, ao precisarem de cirurgia robótica, podem contar com a infraestrutura do Santa Catarina, na cidade paulista. As cirurgias são feitas com a ajuda do Robô Da Vinci. O objetivo é trazer o Robô Da Vinci para Blumenau e iniciar o processo de modernização das cirurgias, e até mesmo implantar um centro de cirurgia robótica.

Para o Dr. Pedro Trauczynski, a resolutividade certamente é maior do que os métodos convencionais, trazendo muito mais segurança e precisão aos procedimentos. “O robô possibilita a utilização de um método minimamente invasivo, mesmo em casos mais complexos, minimizando complicações inerentes à cirurgia, e proporcionando uma melhor recuperação ao paciente. Esta tecnologia é sensacional”, enfatiza, acrescentando que a novidade certamente é maior do que os métodos convencionais, trazendo muito mais segurança e precisão aos procedimentos.

O Dr. Mauro Igreja fala sobre a importância da tecnologia e da inovação tecnológica na área de saúde com a vinda do Robô Da Vinci para a cidade. “É grande a possibilidade de instalar um sistema Da Vinci em Blumenau, o que vai possibilitar um tratamento otimizado ao paciente, com melhores resultados e menores riscos”, destaca, acrescentando que o robô possibilita a utilização de um método minimamente invasivo, mesmo em casos mais complexos.

O equipamento permite aos cirurgiões acessarem locais considerados difíceis em cirurgias complexas, com incisões mais precisas utilizando de visão 3D ampliada, proporcionando melhor percepção de profundidade e imagem cristalina. Na prática, essa tecnologia oferece o retorno do paciente às atividades laborais precocemente, desonerando a previdência social, menores taxas de incapacidade para o trabalho e menores complicações.

Robô Da Vinci

O Da Vinci possui quatro braços, sendo que um deles carrega a câmera, enquanto os outros três ficam livres para portar instrumentos cirúrgicos, como pinças, tesouras e bisturi.

O ato cirúrgico é guiado por imagens fornecidas pela câmera introduzida no corpo do paciente. A câmera tem capacidade de ampliar em até 10 vezes uma imagem, o que mantém a nitidez e a percepção de profundidade sem a abertura do abdômen ou do tórax.

O médico realiza a cirurgia a partir de uma mesa de controle. A movimentação dos instrumentos se faz pelo manuseio de dedais delicados. À medida que move as mãos e os dedos, o robô reproduz seus movimentos dentro do corpo do paciente.

Se o médico tirar o rosto da tela de controle, o robô para automaticamente. Além de um cirurgião no controle, outro fica ao lado do paciente para eventuais necessidades auxiliares.

O robô é ideal para cirurgias que envolvam grande detalhamento anatômico ou procedimentos cirúrgicos realizados em pequenos espaços e cavidades. Os principais procedimentos são: cirurgias urológicas, pélvicas, ginecológicas, cardiológicas, torácicas e do aparelho digestivo.

O uso desse método leva a uma maior precisão cirúrgica, otimização da imagem (3D) e interposição da imagem da câmera localizada dentro do paciente com as imagens da tomografia ou ressonância magnética. Tudo isto leva a melhores resultados, possibilidade de realizar cirurgias mais complexas, que raramente poderiam ser realizadas por videolaparoscopia, e principalmente um melhor pós-operatório e maior segurança aos pacientes.

História do Robô da Vinci

O primeiro teste, feito em julho de 2006, foi em Simi Valley, um deserto da Califórnia, nos Estados Unidos, e o médico estava em Seattle. O Da Vinci tem dois braços em cada lado da cama do paciente. O projeto foi financiado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada para Defesa-Darpa, dos Estados Unidos.

Ao contrário do estudo inicial, atualmente, se realizam as cirurgias com o médico cirurgião na sala de operação. O robô traz benefícios teóricos em relação à cirurgia videolaparoscópica por possibilitar a maior amplitude de movimentação (em relação à mão humana), eliminar tremores de repouso, ter visão em 3D, entre outros.

No dia 30 de março de 2008, foi realizada a primeira cirurgia no Brasil auxiliada pelo Robô Da Vinci. A cirurgia urológica foi realizada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo/SP.

O primeiro hospital a disponibilizar essa cirurgia pelos Sistema Único de Saúde foi o Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS, no dia 09 de agosto de 2013.

Cirurgika – Grupo de Inteligência em Cirurgia

Desde agosto de 2017, a Cirurgika – Grupo de Inteligência em Cirurgia trabalha com excelência em técnica e inovação com foco total no paciente.

A Cirurgika nasce do encontro de 4 amigos com um sonho em comum: oferecer excelência em uma clínica onde reinam a inovação, o respeito e o amor à vida. Oferecemos uma opinião especializada, sincera e focada no que é melhor para o paciente.

Com um ambiente agradável, equipe pronta para perceber as necessidades dos pacientes e atualização constante sobre o que há de mais moderno em tratamentos mundo afora, a Cirurgika se apresenta como referência em inteligência médica na região Sul do Brasil.

Tendo como missão salvar vidas com excelência técnica em cirurgia, a Clínica Cirurgika e seus profissionais possuem alto nível técnico e tecnológico, atuando em suas respectivas especialidades e em constante atualização acerca de novas técnicas, procedimentos, tecnologias e enfermidades.

FONTE: AQUI ACONTECE