Médias empresas serão foco da atuação da AWS no Brasil em 2023

Country director da empresa falou sobre o assunto em coletiva durante o re:Invent 2022, realizado em Las Vegas.

Cleber Morais, country director da AWS no Brasil Juliana Ventura/Editora Globo

A Amazon Web Services, braço de cloud computing da Amazon, chegou ao Brasil em 2011 e já passou por algumas “ondas” no país. Para o próximo ano, o country director da AWS no país, Cleber Morais, prevê uma quarta fase, focada prioritariamente em médias empresas. “Nossos primeiros clientes foram startups que hoje já se tornaram unicórnios, depois vieram bancos que migraram seus ‘work loads’ para a nuvem. O open finance veio em seguida e agora estamos apostando nas médias”, afirmou o executivo durante conversa com a imprensa no re:Invent 2022, que acontece em Las Vegas (EUA).

De acordo com Morais, que não abriu metas, o foco de atuação será nos três milhões de negócios que faturam mais de R$ 5 milhões no Brasil, segundo dados do Sebrae. “Essas empresas começaram agora a beber da fonte da nuvem e terão acesso ao mesmo tipo de tecnologia que fornecemos a clientes como o Itaú”, disse. A projeção é que o setor de soluções na nuvem cresça 30% até 2026.

A explicação para o movimento, segundo ele, tem a ver com maturidade do mercado. “As médias ficaram sem gastar alguns anos. Esse investimento em nuvem é normal e necessário, já que o Brasil tem uma cobertura sólida em tecnologia da informação.”

A AWS não divulga quantas pessoas trabalham na operação no Brasil, mas diz que há equipes focadas em startups e pequenas e médias empresas. Em território nacional, a companhia tem apenas um escritório — a Colômbia, que tinha um bureau em Bogotá, acaba de ganhar um segundo, desta vez em Medellín. Perguntado porque a operação brasileira segue sendo concentrada, Morais diz que, com o advento do trabalho remoto, consegue manter a equipe de vendas, da ponta, bem capilarizada.

O AWS Re: Invent acontece totalmente em formato presencial pela primeira vez desde 2019. Neste ano, são esperadas 50 mil pessoas no complexo montado em Las Vegas. Destes, 1,3 mil são latino-americanos.

FONTE: https://revistapegn.globo.com/tecnologia/noticia/2022/11/medias-empresas-serao-foco-da-atuacao-da-aws-no-brasil-em-2023.ghtml