Maturidade digital: em que passo a sua empresa está?

15 de Janeiro de 2018

Para sobreviver em um mundo de constantes mudanças é fundamental ter visão de futuro e buscar a inovação tecnológica, alinhando clientes, parceiros, líderes, profissionais e concorrentes

Já não é possível falar em negócios sem pensar em estratégia digital. Por mais que o core business da sua empresa não seja diretamente ligado à tecnologia, será preciso estar bem adaptado a ela para prosperar no complexo cenário previsto para os próximos anos. Esta é uma das conclusões de um recente estudo conduzido pela Deloitte em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology, em inglês).

De acordo com a pesquisa, ajustar-se ao crescente ambiente digital e utilizar as tecnologias para melhorar as operações da empresa são medidas fundamentais para o crescimento dos negócios contemporâneos. Apesar disso, poucas companhias têm realizado as mudanças necessárias para atingir esse objetivo.

O estudo contou com 3.500 executivos de empresas de tamanhos variados, de todo o mundo, e revelou que as companhias de maior sucesso são aquelas que acompanham seus clientes, parceiros, líderes, profissionais e concorrentes com auxílio da tecnologia. A pesquisa mostrou ainda que as ferramentas digitais também são usadas para mudar a forma de fazer negócio.

“Para competir em um mundo tecnológico e totalmente conectado é fundamental fortalecer as capacidades digitais da empresa”, diz Fábio Pereira, sócio da área de Consultoria Empresarial da Deloitte. “Faz-se necessário repensar praticamente todos os aspectos do negócio para conseguir acompanhar a mudança de comportamento dos clientes no longo prazo. Sem isso, não há futuro”.

Maturidade digital, o que é e seus desafios

O que significa, afinal, ter “maturidade digital”? O termo vem sendo usado para descrever quão adaptada está uma organização para competir efetivamente em um ambiente cada vez mais digital, tecnológico e conectado.

A maturidade extrapola a simples implementação de novas ferramentas tecnológicas. Ela consegue alinhar a estratégia, a força de trabalho, a cultura e a estrutura da empresa para atender às expectativas digitais dos clientes, funcionários e parceiros. A maturidade digital é, portanto, um processo contínuo de adaptação a um cenário que não para de mudar.

O estudo revelou que, embora a maioria dos líderes (85%) acredite na importância do digital para o sucesso do negócio, a grande dificuldade é colocar os planos em prática. Entre os executivos das empresas menos maduras digitalmente, 34% afirmam que suas empresas passam mais tempo falando sobre negócios digitais do que efetivamente agindo para colocá-los em prática.

Por outro lado, o esforço compensa: a pesquisa revela que quando existe uma estratégia bem definida e um compromisso forte com a mudança, as iniciativas digitais têm três vezes mais chances de serem bem-sucedidas.

Estratégia de longo prazo e maturidade digital não acontecem de um dia para outro. Trata-se de um processo contínuo, em que os novos modelos de negócios e as mudanças nas demandas do mercado empurram constantemente a empresa na direção da evolução e do crescimento. Tudo isso leva tempo, mas aumenta a probabilidade de sucesso e prosperidade dos negócios.

“Os investimentos em tecnologia digital e a adoção de uma boa estratégia nessa área são fundamentais”, afirma Fábio Pereira, sócio da área de Consultoria Empresarial da Deloitte. “É preciso ter visão e pensar a longo prazo, ou seja, onde a empresa estará daqui dez anos. Sem essa estratégia, as empresas tendem a perder espaço e competitividade”.
Benefícios do planejamento digital

O estudo evidencia que a estratégia de longo prazo e a maturidade digital só trazem benefícios – e isso acontece em diferentes áreas da empresa. A implementação de mudanças sistêmicas com o uso da tecnologia ajuda, por exemplo, a organizar o fluxo de trabalho e auxilia no desenvolvimento dos funcionários, além de estimular a inovação.

As companhias mais maduras digitalmente também estão naturalmente à frente da concorrência: a pesquisa mostrou que aquelas que fazem o planejamento digital mirando os cinco próximos anos ou mais têm resultados consistentes e duradouros, porque conseguem se adaptar mais rapidamente às mudanças que surgem no decorrer da jornada.

FONTE: Deloitte