jan 29

Máquinas virtuais: saiba o que são e qual a sua importância no mundo atual

Você sabia que, atualmente, existem cerca de 4,4 zettabytes (ZiB) de dados armazenados no mundo? Segundo informações divulgadas no site da Forbes, a cada segundo são criados, aproximadamente, 1,7 megabytes de informação e esse volume de dados tende a aumentar a cada ano, tornando o seu armazenamento um desafio.

 Com este crescimento desenfreado da produção de dados, as máquinas virtuais – tecnologia criada em meados dos anos 60 –, se tornaram uma excelente alternativa e grandes empresas e corporações já adotaram esse sistema.

O que são as máquinas virtuais e qual a sua origem?

As máquinas virtuais ou VMs, como geralmente são chamadas, basicamente, são computadores virtuais rodando em um mesmo computador físico. Na prática, isso significa que você pode ter, por exemplo, 10 ambientes virtuais com configurações e sistemas operacionais diferentes rodando em um único computador sem precisar ter, necessariamente, 10 computadores.

Com isso, você pode otimizar o espaço da sua empresa e ainda garantir segurança e confiabilidade, já que, como os sistemas são independentes, se alguma vulnerabilidade atingir um dos ambientes, não irá, de forma alguma, interferir no outro, sendo estas as principais vantagens da virtualização.

Três computadores utilizando um mesmo sistema virtualizado

Apesar do termo máquina virtual parecer novo, ele foi mencionado pela primeira vez no início dos anos 60. Entretanto, só se consolidou nos anos 70 quando, em 1972, a IBM, empresa multinacional de tecnologia, criou o hypervisor, o primeiro computador comercial capaz de executar, de forma simultânea, dois sistemas operacionais em um mesmo programa de controle.

Com os anos, essa tecnologia foi sendo deixada de lado e, só em 2005, os fabricantes de processadores voltaram os olhares para a melhora no processamento de seus hardwares, tornando assim mais fácil a implementação das máquinas virtuais. Hoje, as máquinas virtuais são amplamente utilizadas e são consideradas, cada vez mais, a realidade para o meio corporativo.

Como criar uma máquina virtual?

Com os diversos benefícios das VMs já apresentados anteriormente, se você ainda não trouxe essa tecnologia para a sua empresa, imagino que, agora, já queira implementar e começar a usufruir de todas as vantagens oferecidas. E é bem simples!

Para criar uma máquina virtual é necessário instalar software hypervisor, que será o responsável por gerenciar o hardware físico e distribuir os recursos como, por exemplo, processamento e conexão de rede entre as VMs.

Dessa forma, você poderá ter diversas máquinas virtuais, utilizando os recursos de memória, HD e conexão de rede, compartilhadas em um mesmo computador físico.

Veja abaixo os principais desenvolvedores de Máquinas Virtuais:

· Microsoft | Hyper-V;

· Vmware;

 · SUSE;

· Nutanix;

· Red Hat;

· Oracle VM;

· Citrix | XEN Server;

Recuperação de dados em máquinas virtuais e servidores virtualizados

Com a adoção das máquinas virtuais e dos servidores virtualizados pelas empresas, aumentou também a necessidade de empresas especializadas em recuperação de dados de servidores virtualizados para atender a demanda do mercado. Hoje os problemas mais comuns em máquinas virtuais que causam perda de dados são:

· Erro humano;

· Falha mecânica nos equipamentos;

· Sistema operacional corrompido;

· SNAPSHOT inacessível;

· Exclusão de arquivos;

· Formatação da VM;

· Ataque hacker;

Pensando nisso, a HD Doctor, empresa consolidada, há mais de 20 anos, no segmento de recuperação de dados, instituiu um Departamento Especializado em Recuperação de Dados em Servidores. Com profissionais experientes no mercado e altamente capacitados para solucionar recuperações de alta complexidade, a HD Doctor se destaca mais uma vez no cenário nacional, sendo referência para grandes empresas e corporações.

Além do serviço de recuperação de dados em servidores RAID, a HD Doctor também oferece serviços para recuperar dados de HDs, SSDs, cartões de memória, pen drives e dispositivos criptografados. Para um orçamento, é necessário fazer a análise do dispositivo, sendo esta gratuita, sem compromisso e feita em 24 horas após a chegada do dispositivo em um dos Laboratórios da empresa.

Atualmente, a empresa possui 3 Laboratórios de Recuperação de Dados com infraestrutura e equipamentos de ponta, localizados em Belo Horizonte – MG, Curitiba – PR e São Paulo, e 28 unidades de Norte a Sul do Brasil para oferecer ainda mais comodidade aos seus clientes.

Entre em contato conosco pelo 0800 607 8700 e tire suas dúvidas com um especialista em recuperação de dados. Atendimento Especializado 24h.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/01/22/noticias/maquinas-virtuais-saiba-o-que-sao-e-qual-a-sua-importancia-no-mundo-atual/