fev 11

Maior ponte construída com impressoras 3D fica pronta em apenas 18 dias

Uma equipe da Universidade de Arquitetura de Tsinghua, em Beijing, na China, revelou ao mundo aquela que é a maior ponte já criada com o uso de impressoras 3D. Com design inspirada na famosa Ponte Zhaozhou, ela mede mais de 26 metros e foi feita com 44 blocos de concreto impressos individualmente.

A ponte foi um projeto do professor Xu Weiguo e sua equipe, que precisaram de 450 horas para realizar o projeto e deixá-lo pronto para ser usado. Segundo o professor, o tempo e custo da ponte 3D foram o equivalente a dois terços do período e valor que seriam gastos na construção de uma ponte similar pelos meios tradicionais.

Imagem: Divulgação/Univesidade de Arquitetura de Tsinghua

Composta por 44 blocos de concreto criados com impressoras 3D, com suas partes laterais, inspiradas pela Ponte Zhaozhou, foram feitas com 68 chapas de concreto, colocas com a ajuda de braços robóticos para realizar a sua montagem. Além disso, a ponte conta com um sistema de monitoramento em tempo real, sendo possível detectar vibração e tensão com alta precisão.

Imagem: Divulgação/Univesidade de Arquitetura de Tsinghua

De acordo com o release da universidade de Tsinghua, a demanda por trabalho na construção de projetos logo será maior que a oferta e se a China não conseguir encontrar pessoas para realizar o trabalho, construções inteligentes, como a da ponte feita por dois robôs com impressoras 3D, pode resolver o problema. Outro exemplo desse tipo de trabalho é o projeto de pesquisadores do MIT, que conseguiram construir uma casa modelo em 14 horas, usando apenas material criado por impressoras 3D.

FONTE: TEC MUNDO