MÃE CRIA APLICATIVO PARA DIMINUIR TEMPO DOS FILHOS NO CELULAR

Após sua filha ganhar um smartphone, Luiza Mendonça sentiu necessidade de criar uma solução para monitorar o uso do aparelho e virou empreendedora

Luiza Mendonça, fundadora do AppGuardian (Foto: Divulgação)

Segundo um estudo da TIC Kids Online realizado em 2018, 44% dos jovens entre 9 e 17 anos acessam a internet apenas pelo celular. A filha de Luiza Mendonça é umas dessas crianças: com apenas nove anos, Bia ganhou seu primeiro smartphone.

Sem saber se deveria bloquear o acesso da filha a alguns sites – ou como faria isso – Luiza foi atrás de ajuda na internet. Nessa busca, ela achou aplicativos que eram complexos e difíceis de usar.

Assim, surgiu a ideia de criar o AppGuardian. “Lancei o aplicativo com a missão de organizar a vida digital de pais e filhos e trazer uma conexão real entre eles”, disse Luiza ao site “Universa”.

Luiza, seus dois filhos e seu marido (Foto: Divulgação)

O controle pode ser feito de duas maneiras: a primeira, chamada de “proibição extrema”, bloqueia o celular. A segunda mostra o histórico de navegação do celular, permitindo que os pais vejam o que os pequenos fazem no celular. O app também mostra a localização das crianças.

Apesar de sua filha ter tido dificuldade no uso do app, Luiza garante que o objetivo não era fazer um aplicativo espião. Dentro do AppGuardian, as crianças e adolescentes também sabem tudo o que está acontecendo e o que está bloqueado.

Luiza, que é educadora parental, sugere que os pais e responsáveis sempre conversem com os filhos antes de instalar o aplicativo.

Apesar de poder ser baixado em todo o mundo, o App Guardian está disponível apenas em português.

FONTE: PEGN