Lote com mais 34 satélites de internet é lançado pela OneWeb

A OneWeb, concorrente do projeto Starlink da SpaceX, lançou no último final de semana mais um lote com 34 satélites de internet. Este é seu terceiro lançamento do tipo, com o anterior acontecendo em fevereiro. No momento, a empresa já conta com mais de 70 unidades em órbita, rumo a um total inicial de 650 para começar a oferecer sua conectividade de alta velocidade a algumas regiões do mundo.

 A empresa confirmou, logo após o lançamento, que todos os novos 34 satélites foram implantados com sucesso na órbita baixa da Terra. “As primeiras demonstrações de clientes da OneWeb estão agendadas para o final de 2020, e a disponibilidade de serviços comerciais para setores como marítimo, aviação, governos e empresas, está agendada para o final de 2021”, disse a companhia.
Além da OneWeb e da SpaceX, outras empresas de olho nesse novo mercado de constelações de satélites de internet são Amazon e Facebook. A SpaceX, com seu projeto Starlink, já conta com quase 360 satélites, rumo a um possível total de 42 mil unidades. O Facebook tem o projeto Athena e a Amazon elabora o projeto Kuiper — ambas ainda não começaram a fazer seus lançamentos.

Tamanha quantidade de novos satélites ao redor da Terra afetará severamente as observações astronômicas feitas a partir de telescópios terrestres, conforme recentemente alertou a União Astronômica Internacional. Mesmo uma pequena quantidade desses satélites, lançados pela SpaceX, já comprovadamente afeta tais observações, colocando em risco também as buscas por asteroides potencialmente perigosos à Terra.

Até então, a humanidade havia lançado apenas 9.300 objetos ao espaço em toda a história. Considerando o total previsto inicialmente pelos projetos citados acima, esse número será somado a cerca de 17 mil unidades no futuro próximo — isso sem contar o total planejado pelo projeto Athena, que não chegou a divulgar os números previstos. A SpaceX já tem aprovação para lançar 12 mil dos 42 mil planejados, enquanto a OneWeb prevê um número de 2 mil e a Amazon divulga um total de 3 mil.

Fonte: Space