LG apresenta sistema de inteligência artificial para conectar da TV à lavadora de roupa

LG apresenta robôs equipados com sua plataforma de inteligência artificial ThinQ. (Foto: Helton Simões Gomes/G1)

A LG apresentou nesta segunda-feira (8) sua plataforma de inteligência artificial da LG, chamada de ThinQ, que conecta eletrônicos, como TVs, a eletrodomésticos, como refrigeradores e máquinas de lavar roupa.

A novidade foi mostrada durante a CES 2018, maior evento de tecnologia, realizada em Las Vegas (EUA).

Apresentada no ano passado, o ThinQ foi melhorado para entender comandos de voz mais sofisticados e para conviver com outros serviços inteligentes de outras empresas. Nas TVs, as solicitações são feitas diretamente ao controle remoto, como se ele fosse um microfone.

O ThinQ permite que os aparelhos da LG sejam integrados. E quem faz essa ponte é o CLOi, o novo robô doméstico da sul-coreana. Ele recebe comandos de voz ou perguntas sobre como anda o funcionamento de outros aparelhos, como receitas com o que está na geladeira, se as roupas já foram lavadas ou se a secadora já terminou seu trabalho. Durante a apresentação, CLOi, no entanto, ignorou algumas das perguntas de David VanderWall, vice-presidente de marketing da LG.

LG apresenta sua plataforma de inteligência artificial ThinQ, que conecta eletrodomésticos e eletroeletrônicos.  (Foto: Helton Simões Gomes/G1)LG apresenta sua plataforma de inteligência artificial ThinQ, que conecta eletrodomésticos e eletroeletrônicos.  (Foto: Helton Simões Gomes/G1)

LG apresenta sua plataforma de inteligência artificial ThinQ, que conecta eletrodomésticos e eletroeletrônicos. (Foto: Helton Simões Gomes/G1)

Durante o evento, a LG anunciou uma parceria com o Google. Com isso, o Google Assistente passará a funcionar nesta e em outras linhas de TVs e eletrodomésticos da LG. Assim, se alguém pedir sugestões sobre filmes com Adam Sandler, o ThinQ entra em ação e mostra uma lista. Se a solicitação for sobre pesquisas que envolvam a internet, como filmes em cartaz ou salas de cinemas próximas, o Google assume.