jan 11

Lexar apresenta o primeiro cartão SDXC com 1 TB do mundo

A guerra pela maior capacidade possível em um cartão de memória continua, com a Lexar anunciando na CES 2019 o maior SDXC do mundo, com nada menos do que 1 TB de capacidade. O modelo 633x é voltado para uso profissional, algo que fica evidenciado no preço, já que ele sai por meros US$ 500, ou cerca de R$ 1.850 em uma conversão direta.

O modelo apresentado na CES já aparenta estar pronto para chegar ao mercado e, inclusive, a Lexar já está aceitando pré-compras do acessório no evento, mesmo não tendo divulgado sua data de lançamento. A ideia é que o card chegue ao mercado ainda neste ano, mas uma previsão mais precisa não foi revelada pela empresa.

Apesar da altíssima capacidade, que permite, por exemplo, realizar todo o backup de um computador comum em um único cartão de memória, o 633x não muda nada em outros aspectos que poderiam ser interessantes em um produto dessa categoria, principalmente no que toca suas velocidades. Elas são de apenas 95 MB/s para leitura e 70 MB/s em gravação, a mesma de cards convencionais de menor capacidade. Isso faz com que, por exemplo, a leitura completa do SDXC de 1 TB leve nada menos do que três horas para ser finalizada.

Os videomakers são o público principal para quem a Lexar se volta com este lançamento. O aumento significativo nos lançamentos de câmeras que gravem em 4K e o “advento” da resolução 8K, principalmente quando falamos nos vídeos em câmera lenta cheio de quadros por segundo, exigem maior armazenamento, algo que o SDXC da fabricante é efetivamente capaz de entregar.

Como toda tecnologia ainda em seus estágios iniciais, ela é cara e ainda exige melhorias que, como todos sabemos, estão a caminho. A ideia de um cartão de memória de 1 TB é inusitada, devido à quantidade de dados disponíveis e à demora para que uma leitura desse tipo ocorra, mesmo em velocidades mais altas. Mas como (quase) tudo no mundo da tecnologia, sempre há um nicho que precisa de um produto desse tipo e o 633x pode acabar encontrando seu espaço, enquanto suas características gerais não apelarem para a totalidade dos usuários.

O dispositivo passa a constituir uma linha maior de SDXCs da Lexar, uma marca que muitos acreditavam estar na pior, mas que vem retomando sua força no mercado nos últimos tempos. A família 633x começa com cartões de 16 GB de capacidade, todos de Classe 10 e com tecnologia UHS-I.

Fonte: Lexar