Laragon: Ambiente de desenvolvimento Web pronto em poucos segundos

Vai começar a desenvolver para a Web, mas precisa de um servidor Web, bases de dados e outras tecnologias? Poderá instalar cada um dos componentes de forma isolada, mas existem vários projetos que nos permitem ter Apache + PHP + MySQL + Python + Perl de uma forma simples e rápida.

Hoje vamos conhecer o interessante projeto que dá pelo nome de Laragon, e que nos permite ter um servidor Web pronto em poucos segundos.

Chama-se Laragon e é considerado uma excelente alternativa ao popular XAMPP. O XAMPP é provavelmente a plataforma de ambiente, para programadores, all-in-one mais popular. Esta ferramenta permite instalar, de uma só vez, o Apache, o PHPPERL e o MySQL. Isto tudo num único processo de instalação, de forma rápida e sem complicações. O XAMPP está disponível para sistemas Linux, Windows, MacOS X como para Solaris entre outros.

Tal como o XAMPP, o Laragon é portable, rápido e em poucos segundos o programador passa a dispor de um verdadeiro ambiente de desenvolvimento, com suporte para tecnologias como o PHP, Node.js, Python, Java, Go ou Ruby.

Laragon – ambiente de desenvolvimento pronto em segundos

Esta ferramenta é adequada para o desenvolvimento e gestão de aplicações Web modernas, tendo como foco a estabilidade, simplicidade e performance. O Core do Laragon ocupa apenas 2MB e em execução necessita de cerca de 4MB RAM.

O programador pode facilmente escolher com que versões quer trabalhar e com que tecnologias.

 

Laragon: Um ambiente de desenvolvimento Web pronto em poucos segundos

 

Principais características

  • Pretty URLs (usa app.test em vez de localhost/app)
  • Portable
  • Corre de forma isolada do sistema
  • Muito simples de gerir os serviços
  • Rápido e estável

Laragon: Um ambiente de desenvolvimento Web pronto em poucos segundos

Se fazem desenvolvimento de software, experimentem o Laragon e validem as características que esta ferramenta oferece. A instalação é muito simples, assim como a gestão de todos os serviços. Mesmo assim, em breve iremos produzir um artigo de como usar esta ferramenta. Podem encontrar toda a informação que precisam no próprio site do projeto – aqui.

FONTE: PPL