fev 22

Kia vai lançar carro 100% elétrico em Genebra

Kia divulgou um teaser do modelo elétrico que será apresentado no mês que vem, no Salão de Genebra

A Kia divulgou somente um teaser do modelo, que será lançado no dia 5 de março, na Suíça. Foto: Kia/Divulgação

A Kia divulgou um teaser de um novo carro totalmente elétrico, a ser apresentado no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça.

O modelo foi projetado pelo centro de design europeu da marca sul-coreana, localizado em Frankfurt, na Alemanha. Segundo informações da empresa, além de atender às expectativas do público com relação a autonomia, desempenho e prazer ao volante, o veículo deverá também encantar por causa do estilo.

A marca não divulgou o nome do carro. A apresentação está marcada para 5 de março, no dia reservado à cobertura da imprensa. Para o público, a 89ª edição do Salão vai do dia 7 ao 17 de março.

Carga por indução e estacionamento autônomo

Afora o modelo a ser apresentado na mostra suíça, a Hyundai Motor Company e a Kia Motors Corporation (que pertencem ao mesmo grupo) divulgaram no mês passado um conceito de carregamento de veículos sem fio, além de um sistema de estacionamento autônomo.

Basicamente, o conceito, ainda na fase de estudo, consiste em retirar automaticamente da vaga de carregamento automóveis que já tenham sido carregados, permitindo que o próximo da fila seja movido para o ponto de energia.

Pelo sistema concebido pelo grupo da Coreia do Sul, a movimentação do automóvel até uma vaga disponível de carregamento seria feita por meio de um smartphone. Depois de recarregado, o veículo seria movido para uma vaga comum, utilizando-se de um dispositivo autônomo de condução. Com isso, ele liberaria a vaga de carregamento sem fio para outro veículo.

O processo envolve uma comunicação contínua entre o motorista, o carro elétrico, o estacionamento e o sistema de carga. O estacionamento envia a localização das vagas disponíveis e das estações de carga.

O grupo sul-coreano entende que isso é especialmente útil por causa do crescimento da venda de carros elétricos, o que vai demandar cada vez mais locais para carregamento.

Hyundai e Kia estimam que a tecnologia deverá estar operando por volta de 2025. As duas marcas planejam oferecer veículos autônomos em algumas “cidades inteligentes” a partir de 2021. A meta é lançar carros totalmente autônomos em 2030.

FONTE: O ESTADÃO