Kia Niro elétrico é apresentado na CES com autonomia de 383 km

Ainda em forma de conceito, o Kia Niro elétrico é apresentado oficialmente na CES 2018, que acontece em Las Vegas. O crossover da marca sul-coreana é outra aposta do grupo asiático em veículos ecológicos na mostra americana de tecnologia juntamente com o Hyundai Nexo, que focou no hidrogênio como combustível.

O Kia Niro elétrico faz parte de um plano estratégico da Kia Motors para ter 16 modelos elétricos, híbridos plug-in e com células de combustível até 2025, sendo que a promessa da empresa é ter um equivalente elétrico de cada modelo a partir de 2020. Além disso, a montadora quer cada que todo modelo seja conectado às redes em 2030 e planeja a introdução da condução autônoma de nível 4 a partir de 2021.

Com visual mais futurista que o Kia Niro de produção, o conceito da CES não deixa de lado o estilo germânico empregado em modelos recentes da marca, ostentando um capô com duas protuberâncias bem acentuadas e integradas ao conjunto ótico full LED, devidamente elevado, lembrando mais um Porsche do que um Kia. Não há grade, mas uma moldura na cor da carroceria que dispõe de mensagens digitalizadas.

O para-choque do Kia Niro elétrico ostenta uma pequena grade e LEDs em formato de bumerangue. A parte inferior do protetor, assim como saias de rodas e base das portas possuem acabamento em preto brilhante, o mesmo que pode ser visto nos retrovisores de formato reduzido. Com maçanetas dotadas de puxadores comuns, o crossover apresenta ainda vincos pretos nas janelas e no defletor de ar, enquanto o teto ostenta a mesma cor. As lanternas ostentam vários filetes verticais de LED e o para-choque é bem proeminente.

Kia Niro elétrico é apresentado na CES com autonomia de 383 km

As rodas possuem um desenho bem aerodinâmico e lembram ventiladores. Por dentro, o Kia Niro EV Concept dispõe de um ambiente em tons claros, apresentando boa mescla de tonalidades e equipado com volante touchscreen de dois raios, display digital para a instrumentação e outro maior para entretenimento.

O painel não tem um console central integrado, como é comum, sendo que entre os bancos há um separado, com o seletor de marcha bem avançado e acabamento com luzes de LED decorativas. O mesmo é visto no teto. Já os assentos possuem apoios de cabeça integrados.

O Kia Niro elétrico vem com uma tecnologia chamada (APWS), que é um sistema ativo de alerta para motorista e pedestre. Ele detecta uma pessoa ou ciclista em iminência de cruzar a trajetória do veículo, então emite alerta sonoros e visuais (por meio de mensagens). O condutor é alertado à agir, mas se não o fizer, o carro assume os freios. Equipado com motor elétrico de 203 cv e baterias de lítio de 64 kWh, o crossover tem autonomia de 383 km no padrão EPA ou cerca de 500 km no europeu NEDC.

FONTE: NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS